Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

S&P coloca "rating" da Parpública cinco níveis abaixo de "lixo" (act)

Classificação da dívida da empresa que gere as participações do estado foi reduzida em dois níveis.

Negócios negocios@negocios.pt 18 de Abril de 2012 às 18:38
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
A Standard & Poor’s cortou o “rating” da Parpública em dois níveis, colocando-o agora cinco níveis abaixo do patamar de “lixo”, devido às “necessidades de financiamento muito significativas” que a empresa do Estado enfrenta este ano.

O corte de “rating” é também justificado pela “fraca liquidez, reduzida flexibilidade financeira e perfil de risco financeiro altamente alavancado” da Parpública. Isto porque 90% das receitas provenientes da privatização da EDP e da REN serão canalizadas para outra entidade do Estado que não a Parpública.

O “rating” desceu de “BB-“ para “B”, um nível já cinco patamares abaixo do primeiro acima de “lixo” (BBB-). A S&P retirou a Parpública de “credit watch” mas manteve o “outlook” negativo, indicando que é maior a probabilidade de a próxima revisão ser em baixo.

O perfil de crédito individual da Parpública foi revisto em baixa de “b” para “ccc”, sendo que a S&P continua a atribuir uma probabilidade “muito elevada” à possibilidade de o Estado português continuar a apoiar a Parpública.

As estimativas da agência de “rating” apontam para que a Parpública tenha uma dívida a terceiros de 5 mil milhões de euros, o que representa 3% do PIB e 60% dos activos da empresa. Dado que as receitas das privatizações não foram canalizadas para a Parpública, a S&P estima que a empresa vai precisar de apoio do Estado para cumprir as suas obrigações financeiras.
Ver comentários
Saber mais S&P rating Parpublica
Mais lidas
Outras Notícias