Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

S&P corta "rating" do BNP Paribas, Banque Solfea e Cofidis

A agência de notação financeira reduziu a classificação de três bancos franceses e reviu o "outlook" de mais 10, de estável para negativo.

Carla Pedro cpedro@negocios.pt 26 de Outubro de 2012 às 11:01
A Standard & Poor’s cortou o "rating" do maior banco francês, o BNP Paribas, em um nível, de AA- para A+. A agência anunciou também uma descida da classificação atribuída à Cofidis e ao Banque Solfea, ambos em um nível. Apesar dos cortes, todos eles se mantêm no grau de investimento.

Além disso, reviu a perspectiva de 10 outros bancos franceses de estável para negativa. Entre eles incluem-se o Crédit Agricole e o Société Générale.

Os títulos da banca estão a reagir em queda, na bolsa parisiense, a estas decisões da S&P.

A agência justifica estas revisões com a taxa de desemprego em França, que está em máximos de 13 anos, com a dívida pública – que se aproxima dos 90% do PIB – e com os défices comerciais.

"Os bancos franceses deparam-se também com um impacto potencialmente limitado, mas ainda assim assinalável, decorrente da correcção em curso no mercado imobiliário", sublinha o relatório da Standard & Poor’s. Segundo as suas estimativas, os preços das casas em França poderão cair entre 10% e 15% nos próximos dois a três anos.

Recorde-se que em Janeiro passado esta agência retirou a notação de triplo A à dívida soberana francesa de longo prazo.
Ver comentários
Saber mais S&P rating BNP Paribas Solfea Cofidis Société Générale Crédit Agricole
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio