Energia Saudi Aramco paga 17 mil milhões em dividendos apesar de queda nos lucros

Saudi Aramco paga 17 mil milhões em dividendos apesar de queda nos lucros

A Saudi Aramco vai pagar mais aos acionistas do que obteve em lucros, de forma a manter-se em linha com o compromisso assumido no IPO de pagar um dividendo anual de 75 mil milhões de dólares.
Saudi Aramco paga 17 mil milhões em dividendos apesar de queda nos lucros
Reuters
Nuno Carregueiro 12 de maio de 2020 às 09:02

A Saudi Aramco registou uma queda de 25% nos lucros do primeiro trimestre, com a petrolífera saudita a ser penalizada pela queda dos preços do petróleo, mas a cotada mais valiosa do mundo anunciou um dividendo em linha com o previsto.

 

A empresa vai pagar um dividendo de 18,75 mil milhões de dólares (17,3 mil milhões de euros) relativos aos primeiros três meses deste ano, período em que os lucros caíram 25% para 16,6 mil milhões de dólares (15,3 mil milhões de euros).

 

A Saudi Aramco vai assim pagar mais aos acionistas do que obteve em lucros, de forma a manter-se em linha com o compromisso assumido no IPO de pagar um dividendo anual de 75 mil milhões de dólares.

 

O Reino da Arábia Saudita é o grande beneficiado com esta política de dividendos generosa, já que controla 98% do capital da companhia. A Saudi Aramco, apesar de ter colocado em Bolsa apenas uma pequena parte do seu capital, protagonizou o maior IPO de sempre no final do ano passado.

 

Os dividendos da petrolífera estatal podem representar um forte ajuda numa altura em que a Arábia Saudita atravessa o pior período nas suas contas públicas em várias décadas.

 

A queda nos lucros do trimestre reflete a quebra acentuada nos preços do petróleo, sendo que na unidade de refinação a companhia registou mesmo prejuízos.

 

No comunicado com a apresentação de resultados a Saudi Aramco mantém a meta de investimento entre 20 e 30 mil milhões de dólares este ano, mas diz que o valor a gastar no próximo ano está em análise, devido sobretudo ao impacto da covid-19.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI