Automóvel Seat Ibiza eleito Carro do Ano

Seat Ibiza eleito Carro do Ano

O júri do Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal elegeu o Seat Ibiza Carro do Ano 2018 em Portugal. O anúncio foi feito esta quinta-feira na cerimónia de entrega de prémios que decorreu em Lisboa.
Adriano Oliveira 02 de março de 2018 às 10:26

Ao longo de quatro meses os jornalistas que compõem o júri tiveram oportunidade de realizar intensos testes aos 28 modelos que se apresentaram a concurso na 35.ª edição deste prémio, organizado pelo Expresso e SIC Notícias.

O formato deste ano reuniu um júri composto por 17 jornalistas especializados, em representação da imprensa escrita, entre os quais o Jornal de Negócios/Negocios.pt, meios digitais, rádio e televisão, numa busca pela pluralidade de opiniões. Pela primeira vez, desde que existe o troféu, os três maiores canais de televisão portugueses SIC, TVI e RTP, integraram o júri.

O SEAT Ibiza acabou por merecer a preferência da grande maioria dos jurados na ronda de votação final onde se defrontou com outros seis finalistas: Citroën C3 Aircross, Hyundai Kauai, Kia Stinger, Škoda Kodiaq, Volkswagen T-Roc e Volvo XC60.


A 5.ª geração do modelo produzido em Barcelona conquista assim o mais importante e prestigiado prémio atribuído a um automóvel em Portugal. Recorde-se que o Ibiza já havia conquistado o troféu Volante de Cristal na edição de 1994.


Nos testes dinâmicos foram avaliadas as valências de cada candidato em matérias tão diversas como ‘design’, comportamento e segurança, conforto, ecologia, conectividade, concepção e qualidade de construção, performances, preço e consumos.


A criação de um galardão anual designado por "Carro do Ano" visa premiar o modelo que represente, simultaneamente, um avanço tecnológico significativo no âmbito do mercado automóvel nacional e o melhor compromisso para o automobilista português em termos de economia (preço e custos de utilização), segurança e agradabilidade de condução.

Além da escolha do prémio principal o Júri do Carro do Ano/Troféu Essilor Volante de Cristal distinguiu ainda as versões vencedores das Classes do Carro do Ano, bem como a Personalidade do Ano na Indústria Automóvel e o prémio Tecnologia e Inovação.

Prémios

Vencedores das classes do carro do ano
- Citadino do Ano - Seat Ibiza - 1.0 TSI FR (115 CV)
- Familiar do Ano - Hyundai i30 SW Style DCT 1.6 CRDi (110 CV)
- Executivo do Ano - BMW 520 D - Berlina - Caixa automática (190 CV)
- SUV/Crossover do Ano - Škoda Kodiaq - 2.0 TDI DSG (150 CV)
- Desportivo/Lazer do Ano - Honda Civic Type R 2.0 (320 CV)
- Ecológico do Ano – Kia Niro 1.6 GDI 6DCT PHEV

Prémio tecnologia e inovação
VW - Segunda geração do Emergency Assist
A segunda geração do Emergency Assist que encontramos em modelos como Volkswagen Arteon mereceu a distinção dos jurados do Carro do Ano. Este sistema aumenta o nível de segurança no caso de o condutor ter uma doença súbita, o assistente não só trava o automóvel, dentro dos limites do sistema, como também o conduzirá (sempre que a situação de tráfego o permita) até à faixa de rodagem mais à direita.

Personalidade do ano
Carlos Tavares, CEO do Grupo PSA – Peugeot/ Citroën




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
comentar
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
Saber mais e Alertas
pub