Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Secil propõe compra de 100% da egípcia Helwan num investimento de 357,8 milhões de euros

A Secil apresentou a intenção de comprar 100% da cimenteira egípcia Helwan Cement, oferecendo 55 libras egípcias por acção, num investimento que rondará os 357,8 milhões de euros (72 milhões de contos), disse José Honório ao Negocios.pt.

Bárbara Leite 07 de Setembro de 2001 às 15:57
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A Secil apresentou a intenção de comprar 100% do capital da cimenteira egípcia Helwan Cement, oferecendo 55 libras egípcias (14,28 euros ou 2.863 escudos) por cada acção, num investimento que rondará os 357,8 milhões de euros (72 milhões de contos), disse José Honório, administrador financeiro da Secil ao Negocios.pt. Esta oferta supera a lançada pela estatal ASEC.

A Secil, cimenteira do Grupo Semapa [SEMA], está interessada na compra da totalidade do capital da cimenteira Helwan, oferecendo um valor superior ao proposto pela egípcia ASEC Cement que ascendeu a 51,1 libras egípcias (13,27 euros ou 2.660 escudos) por cada título.

O Governo do Egipto pretendia alienar a sua posição de 47,9% no capital da Helwan, tendo a ASEC confirmado a sua proposta no prazo previsto que terminava ontem às 15h30 locais.

A Secil que já se havia mostrado interessada na participação da privatização, comunicou ontem às autoridades egípcias que prolongue o prazo até ao dia 15 de Setembro para apresentação da sua oferta oficial, disse José Honório ao Negocios.pt.

A «Secil comunicou ontem às autoridades egípcias o estudo e a intenção de comprar a totalidade do capital da Helwan», acrescendo que «pedimos um prazo até dia 15 de Setembro para apresentar a proposta».

As autoridades egípcias ainda não responderam à solicitação, adiantou o administrador financeiro da Secil.

O mesmo responsável acredita que a resposta das autoridades aconteça no inicio da próxima semana.

Investimentos na Helwan com recurso a financiamento bancário

A eventual necessidade de recursos financeiros para fazer face ao pagamento da compra da Helwan, será efectuada através do «recurso ao endividamento» bancário.

O mesmo responsável colocou de parte a necessidade de realização de aumento de capital ou alienação da posição na cimenteira nacional Cimpor para pagar a Helwan.

As acções da Helwan encerraram nos 45,44 libras egípcias (11,8 euros ou 2.366 escudos) a subir 4,99%.

A Semapa seguia inalterada nos 4 euros (802 escudos).

Outras Notícias