Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Secretária de Estado do Turismo: alojamento local deve ter seguro de responsabilidade civil

Ana Mendes Godinho falou a vários meios de comunicação e deu conta do que está a ser feito no turismo, nomeadamente uma campanha no Reino Unido, para combater os efeitos do Brexit.

Correio da Manhã
Negócios 27 de Setembro de 2016 às 08:57
  • Assine já 1€/1 mês
  • 11
  • ...

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, quer fazer "ajustes" ao regulamento do alojamento local. "Como qualquer fenómeno que cresce, precisa sempre de alguns ajustes", adiantou a governante.

Em cima da mesa está a criação um seguro de responsabilidade civil, de forma a controlar os requisitos de segurança dos alojamentos, e garantir melhores condições de higiene. "Este tipo de unidades deve ter um seguro de responsabilidade civil para a protecção de todos – protecção do proprietário, dos restantes condóminos, do turista. Ao mesmo tempo é uma forma de controlar os próprios requisitos de segurança das unidades", referiu, citada pelo DN e pela TSF.


Ana Mendes Godinho salientou, na mesma entrevista, que a actual lei "tem algumas incongruências, em termos de requisitos como de higiene ou segurança". A governante referiu ainda que "deixou de ser obrigatória a placa do alojamento local e isto em termos de consumidor não faz sentido". O objectivo do Governo é até ao fim do ano aplicar estes "ajustes e alterações, mas muito partilhados entre os operadores do alojamento local e de hotelaria tradicional", referiu. Recorde-se que estes últimos têm sido críticos da flexibilização das regras do alojamento local nos últimos anos.


O Orçamento do Estado para 2017 deverá também trazer novidades em matéria fiscal, com tributação dos rendimentos do alojamento local aproximada à tributação das rendas para habitação permanente.

A secretária de Estado recordou que o turismo representa 15,3% das exportações nacionais e deu conta da estratégia para captar mais mercados, começando pelo Reino Unido, ameaçado pelo Brexit. "Estamos a preparar uma campanha de sensibilização, nomeadamente pegando nesta ideia da mais velha aliança da Europa", referiu Ana Mendes Godinho.  

 

Ver comentários
Saber mais Secretária de Estado do Turismo Ana Mendes Godinho turismo hotelaria alojamento local Reino Unido Brexit
Mais lidas
Outras Notícias