Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Shell vende rede de postos de combustível em Portugal à espanhola Repsol

A Shell anunciou hoje que chegou a acordo para vender a sua rede de 303 postos de abastecimento de combustível em Portugal à espanhola Repsol. A empresa britânica está também em processo de venda da rede espanhol, num negócio em que a Galp Energia está in

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 25 de Junho de 2004 às 10:45
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Shell anunciou hoje que chegou a acordo para vender a sua rede de 303 postos de abastecimento de combustível em Portugal à espanhola Repsol. A empresa britânica está também em processo de venda da rede espanhol, num negócio em que a Galp Energia está interessada em concorrer.

Num comunicado a Shell diz que a venda inclui a rede de 303 postos de abastecimento (a terceira maior do país), e 15% da Companhia Logística de Combustíveis (CLC) e ainda activos de distribuição. De fora ficou o negócio de lubrificantes e o LPG.

O negócio, cujo montante envolvido não foi divulgado, deverá estar concluído no final deste ano e necessita de ser aprovado pelas autoridades reguladoras. Na corrida a estes activos da Shell estavam também a espanhola Cepsa e a italiana ENI.

«Estou contente por termos conseguido o valor real destes activos através do negócio. A transacção é consistente com a nossa estratégia de aumentar a rentabilidade através de um foco nos principais países», comentou Rob Routs, CEO da Shell Oil Products.

Num outro comunicado a Repsol diz que com esta aquisição aumenta a sua quota de mercado em Portugal para 19%, com uma rede de 417 postos de abastecimento. A empresa espanhola passa assim a ser a terceira maior neste sector, atrás da BP e da Galp. Antes a Repsol tinha uma quota de mercado de 5%.

As vendas de produtos petrolíferos aumentam em 1,85 milhões de metros cúbicos, e nas vendas directas a quota de mercado aumenta para 21%, o que lhe confere o segundo lugar no «ranking».

A venda da rede em Portugal está incluída no âmbito de um desinvestimento na Península Ibéria. A venda dos postos de abastecimento em Espanha está a decorrer, estando a empresa a «negociar com uma série de potenciais compradores».

A Galp está interessada na rede espanhola da Shell, e tem a ENI como principal concorrente. A empresa britânica diz no comunicado de hoje que um anúncio sobre este negócio «deverá ser feito nos próximos meses».

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias