Media Sindicato acusa Bruno de Carvalho de tentar limitar liberdade de imprensa

Sindicato acusa Bruno de Carvalho de tentar limitar liberdade de imprensa

O Sindicato dos Jornalistas considerou hoje que o apelo do presidente do Sporting para que os adeptos boicotem a comunicação social é uma tentativa de limitar a liberdade de imprensa e condicionar o trabalho dos profissionais.
Sindicato acusa Bruno de Carvalho de tentar limitar liberdade de imprensa
Lusa 18 de fevereiro de 2018 às 13:24

Em comunicado, o Sindicato dos Jornalistas (SJ) considera que as declarações proferidas na Assembleia-Geral do Sporting por Bruno de Carvalho contra os jornalistas, no sábado, "têm um teor claramente antidemocrático e instam a comunicação social portuguesa a adotar uma resposta coletiva".

 

O SJ considera "fundamental que as direções dos órgãos de comunicação social" adotem uma resposta "firme e coletiva" perante as afirmações.

 

O dirigente leonino apelou no sábado aos adeptos para deixarem de comprar jornais e de ver os canais de televisão portugueses, exceto a Sporting TV, e à saída da reunião magna do clube alguns jornalistas foram ameaçados por adeptos do clube.

 

À medida que abandonavam o pavilhão, vários sócios dirigiram insultos para as câmaras de televisão e aos jornalistas que se encontravam no local, motivando a intervenção da Polícia de Segurança Pública, que ainda se deparou com um rebentamento de um petardo.

 

"Num país onde o futebol tem uma presença relevante e constante, os dirigentes desportivos têm uma grande responsabilidade em garantir que o desporto contribui para o bem-estar social e não alimenta climas de ódio e perseguição", defende o SJ.

 

A nota refere também que é intenção do sindicato avaliar juridicamente o teor das declarações de Bruno de Carvalho e pedir reuniões urgentes com as principais forças de segurança, "no sentido de assegurar a proteção dos jornalistas".

 

O SJ vai também contactar as tutelas do Desporto e da Comunicação Social, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional e a Federação Portuguesa de Futebol, bem como a Entidade Reguladora para a Comunicação Social.




A sua opinião8
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
comentar
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentários mais recentes
peter pan 19.02.2018

Hitler começou assim e vejam no que deu.
Se esse altista não quer nada com a comunicação social , esta deveria dar uma resposta à altura.
noticias sobre o sporting , ZERO.

Anónimo 18.02.2018

Bruno de Carvalho deveria levar um Processo Disciplinar por parte da Liga e da Federação por aquilo que disse e provocou na Assembleia dele. O futebol não pode ter gente daquele calibre. Dava a impressão que não estava no seu juízo normal.

Anónimo 18.02.2018

Resposta de m#rda... Então a de avaliar juridicamente... Como já foi dito, é não darem cobertura de nada do Sporting!!! Eu cá como Sportinguista já há muito que não compro jornais e vejo tv, mas no dia que entender volto a comprar e a ver! Não preciso de autorização de ninguém..

EUROPEU 18.02.2018

É óbvio que o pedido de BC é lógico e tem uma razão de ser, só peca por ser neste momento utópico.
Na realidade a industria de futebol move-se com muitos milhões e interesses falseando muitas vezes a verdade.
Se cerca de 30% dos portugueses seguissem o apelo de BC não tenhamos duvidas que esses programas passariam a ter muito menos audiencia, a vender menos publicidade , enfim em gerar menos receitas, e aí tenho a certeza que os comentadores de mentira que por aí andam teriam mais cuidado.
Da mesma forma que se o Sporting e o Porto não comparecessem aos jogos com o Benfica e deixassem este ganhar sempre o campeonato seria um tiro no porta aviões e aí acredito que a verdade seria reposta.
Será preciso um dia chagar a isso?

ver mais comentários
pub