Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Sindicato apela ao chumbo do PER da Soares da Costa

O Sindicato da Construção alega que a administração da Soares da Costa "não merece a confiança dos credores". O PER da empresa será votado dentro de cerca de duas semanas.

Mosquito fecha acordo para comprar maioria da Soares da Costa Construção
Negócios 03 de Novembro de 2017 às 12:53
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O Sindicato da Construção de Portugal considera que a Soares da Costa "não merece a confiança dos credores para aprovação do Processo Especial de Revitalização (PER)", o qual irá ser votado em meados de Novembro.

Em comunicado, aquela estrutura sindical, que tem créditos reconhecidos no âmbito do PER, salienta que a empresa tem "salários em atraso que ultrapassam os 10 meses". Diz ainda que "centenas de trabalhadores já suspenderam e rescindiram o seu contrato de trabalho".

"A administração da Soares da Costa não merece a confiança dos trabalhadores, dos credores e do sindicato, que lhe moveu um processo crime por abuso de confiança por dever dezenas de milhares de euros ao sindicato, que descontou aos trabalhadores e não enviou para o sindicato", sublinha, acrescentando que a retenção dessas verbas se mantém.

Ao Negócios, Albano Ribeiro, presidente do sindicato adiantou que aquela estrutura é credora de cerca de 30 mil euros, relativos a quotas que os trabalhadores descontaram mas que não foram entregues.

O grupo avançou para PER em Agosto de 2016. Entre os principais credores – de uma lista que ascende a 700 milhões de euros – contam-se a Caixa Geral de Depósitos, o BCP e o Banco Millennium Atlântico.

Depois de o primeiro PER ter sido aprovado pelos credores, o Tribunal do Comércio de Gaia acabou por chumbar o plano, designadamente devido a um tratamento desigual que seria dado aos credores, beneficiando os que reclamam os seus créditos em kwanzas, a moeda de Angola.


A empresa entregou um segundo plano, que estava previsto ser votado em Outubro, mas cujo prazo para as negociações foi prorrogado por mais um mês.

Ver comentários
Saber mais Sindicato da Construção de Portugal Soares da Costa Processo Especial de Revitalização
Mais lidas
Outras Notícias