Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Sindicatos de motoristas e patrões já chegaram a acordo

O acordo entre os sindicatos e motoristas já tem texto e as primeiras assinaturas. O sindicato dos motoristas de matérias perigosas vai assiná-lo esta terça-feira.

Negócios jng@negocios.pt 15 de Outubro de 2019 às 11:29
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Já há um novo Contrato Colectivo de Trabalho Vertical (CCTV) dos motoristas. O texto foi assinado pela Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias, a Antram e pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores das Empresas de Eransporte (Fectrans). Esta terça-feira será subscrito também pelo Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP), avança o Público, que confirmou junto da Antram e do SNMMP.

A Fectrans explica que o novo CCTV pauta-se por uma estrutura diferente e que resolve vários dos pontos que dividiam os motoristas e as transportadoras, consolidando os pontos que formavam o memorando de entendimento de 14 de Agosto.

 "Fica claro que todo o tempo, incluindo o de disponibilidade, é pago. Da aplicação deste CCTV não pode resultar uma diminuição da retribuição líquida do trabalhador", lê-se no comunicado, citado pelo Público. O acordo atualiza em 11,1% a tabela salarial para os motoristas de pesados, bem como "as principais cláusulas pecuniárias" em, pelo menos, 4%.

Este texto, depois de assinado por todas as partes, estará contudo sujeito ainda ao escrutínio dos responsáveis por cada uma das entidades subscritoras, consistindo apenas num acordo de princípio. A Fectrans avançou que a sua direção irá ainda analisar o documento e os sócios da Antram vão aproveitar um congresso deste fim-de-semana para fazer o mesmo. Contudo, a Fectrans antecipa que não deverão existir problemas.

 



(Notícia em atualização)

Ver comentários
Saber mais Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores das Empresas de Eransporte Fectrans CCTV SNMMP Antram Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas Público
Outras Notícias