Banca & Finanças Sindicatos e administração da CGD discutem na quarta-feira perspectivas do banco

Sindicatos e administração da CGD discutem na quarta-feira perspectivas do banco

A Federação do Sector Financeiro e o Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas anunciaram que vão reunir-se na quarta-feira com a administração da Caixa Geral de Depósitos.
Sindicatos e administração da CGD discutem na quarta-feira perspectivas do banco
Carlos Ferreira/Correio da Manhã
Lusa 13 de setembro de 2016 às 22:56

O objectivo do encontro é discutir o futuro do banco público, o processo de restruturação e a situação dos trabalhadores que serão afectados pela reestruturação, adiantaram as estruturas sindicais.

 

A recapitalização e reestruturação do banco público, a par da composição da administração, motivaram discussões políticas recentes, que envolveram o Governo, a Assembleia da República e instituições europeias.

 

A 24 de agosto passado, a Comissão Europeia anunciou ter chegado a um acordo de princípio com o Governo português para a recapitalização da CGD "em condições de mercado".

 

No mesmo dia, o ministro das Finanças, Mário Centeno, admitiu que a recapitalização da CGD implicará um orçamento rectificativo se for realizada este ano, como é expectativa do Governo.

 

Antes, através de comunicado, o Governo salientou que o acordo estabelecido com Bruxelas permite que esta operação seja feita em condições de mercado, "compatíveis com a ausência de ajuda de Estado" e que "o Estado Português fica autorizado a realizar um aumento de capital até 2.700 milhões de euros, a transferir as ações da ParCaixa para a CGD no valor de 500 milhões de euros e a converter 960 milhões de euros de instrumentos de capital contingentes (CoCo's) subscritos pelo Estado em ações".

 

Em paralelo, foi imposta no parlamento, por deputados do PSD e CDS-PP, uma comissão de inquérito sobre o banco público, estando em debate várias operações de crédito da CGD desde o ano 2000, a gestão de várias administrações, mas também o futuro mais imediato do banco, nomeadamente a saída ou não de quadros da entidade.

 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI