Empresas Sócrates anuncia hoje concessão do Litoral Oeste

Sócrates anuncia hoje concessão do Litoral Oeste

O primeiro-ministro, José Sócrates vai lançar hoje, em Leiria, o concurso público para a concessão rodoviária do Litoral Oeste, a qual deverá estar concluída em 2011. O empreendimento passa pela construção de 85 quilómetros de novas estradas e implica um
Negócios 24 de março de 2008 às 07:58

O primeiro-ministro, José Sócrates vai lançar hoje, em Leiria, o concurso público para a concessão rodoviária do Litoral Oeste, a qual deverá estar concluída em 2011. O empreendimento passa pela construção de 85 quilómetros de novas estradas e implica um investimento na ordem dos 260 milhões de euros.

Esta concessão implica a construção dos IC (itinerários complementares) 2, 9 e 36, e ainda das variantes de Alcobaça e Nazaré, nos distritos de Leiria e Santarém, respectivamente.

O Ministério das Obras Públicas, numa nota enviada à comunicação social, explica que os vencedores do concurso terão de "proceder à construção, conservação e exploração de 85 quilómetros de novas estradas, bem como à conservação e exploração de outros 24 quilómetros".

No referido comunicado, afirma-se que a obra será adjudicada ainda este ano, "prevendo-se a sua conclusão em 2011". O ministério adianta que a concessão Litoral Oeste irá beneficiar "directamente cerca de 391 mil habitantes de nove concelhos da região Oeste, designadamente Alcobaça, Nazaré, Porto de Mós, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Tomar e Torres Novas".

Com a IC2, entre S. Jorge e Leiria, o Governo estima que o tempo médio do percurso entre Alcobaça e Leiria seja reduzido em 25%, enquanto entre Porto de Mós e Leiria a diminuição poderá ser de 50%.

O IC9 vai unir Ourém e Nazaré, prevendo-se que o tempo de ligação entre este último município e Tomar possa baixar em 38%. No caso do IC 36, entre Leiria Sul e Leiria Nascente, os cálculos do Governo apontam para a transferência de 10 mil veículos/dia da rede urbana de Leiria para a nova estrada.




Marketing Automation certified by E-GOI