Empresas Sonae inicia expansão na República Dominicana com Zippy

Sonae inicia expansão na República Dominicana com Zippy

Expansão é fruto do acordo de "franchising" com o grupo Phoenix e faz Sonae regressar ao retalho na América Latina após ausência de sete anos
Isabel Aveiro 15 de outubro de 2012 às 12:34
A Sonae SR abriu uma unidade Zippy (vestuário infantil) na República Dominicana, no final de Agosto, o que marca o regresso do grupo liderado por Paulo Azevedo ao retalho na América Latina, após a saída do mercado brasileiro há sete anos. Em 2005 a Sonae alienou os seus hipermercados no Brasil à norte-americana WalMart.

A abertura da loja Zippy na República Dominicana, agora concretizada, faz-se por acordo de “franchising” da Sonae com Phoenix Group, divulgou esta segunda-feira a companhia em comunicado. “A loja Zippy tem 172 metros quadrados e conta com uma oferta idêntica à disponibilizada em Portugal, embora com adaptações ao ambiente e cultura local”, é explicado na mesma nota. Está localizada em Santo Domingo, no centro comercial Agora Mall.

O novo destino da Sonae SR (“sub-holding” da Sonae para o comércio especializado, não alimentar) faz parte de um plano de expansão, adianta a mesma fonte oficial, prevendo “a abertura de mais de 25 lojas Zippy até 2016”.

“Temos um plano que prevê a expansão da Zippy também para a Venezuela, Colômbia e Panamá, e que permitirá reforçar a crescente internacionalização da Sonae, que hoje possui interesses em mais de 60 países em todo o mundo nas suas várias áreas de negócio”, afirma Miguel Mota Freitas, presidente executivo da Sonae SR, citado no comunicado.

O grupo adianta que a “República Dominicana, Venezuela, Colômbia e Panamá apresentam taxas de crescimento económico robustas e uma população conjunta de 90 milhões de habitantes onde a faixa etária até aos 14 anos é expressiva, alargando a esfera de influência das marcas da Sonae SR para cerca de 300 milhões de consumidores”, defende a retalhista.

No final do primeiro semestre de 2012, as marcas da Sonae SR (Zippy, Worten, SportZone, entre outras) contavam com “136 lojas fora de Portugal, das quais 13 em regime de ‘franchising’, num total de 155 mil metros quadrados de área de venda, repartidas por Espanha, Turquia, Arábia Saudita, Egito e Cazaquistão”, contabiliza a Sonae.