Desporto Sondagem: Pepe foi o melhor jogador da selecção no Euro2016

Sondagem: Pepe foi o melhor jogador da selecção no Euro2016

Pepe foi o melhor jogador da selecção no último europeu de futebol, segundo uma sondagem realizada pela Aximage. No mesmo estudo, à pergunta sobre quem contribuiu mais para que Portugal fosse campeão, Fernando Santos e o seu grupo de seleccionados dividem os portugueses.
Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters
João Maltez 21 de julho de 2016 às 08:00

Pepe foi o melhor jogador da selecção nacional no recente europeu de futebol, em que Portugal se sagrou campeão, após uma vitória por 1-0 sobre a França, na final de Paris, a 10 de Julho. O golo foi marcado por Éder, já na segunda parte do prolongamento, aos 108 minutos de jogo.

Numa sondagem realizada pela Aximage entre 15 e 17 de Julho, o luso-brasileiro Pepe foi referido por 23% dos inquiridos, seguido muito de perto pelo guarda-redes Rui Patrício (22%). Cristiano Ronaldo, capitão da equipa portuguesa, foi o futebolista escolhido por 19,2%, enquanto o grupo dos cinco melhores jogadores ficou fechado com as inclusões do jovem Renato Sanches (11,4%) e do "veterano" Ricardo Quaresma (6,5%).

Por simpatia clubística, os adeptos do F.C. Porto foram os que escolheram de forma mais expressiva (26,1%) o defesa central Pepe para melhor jogador; enquanto 31,1% dos que afirmam ser adeptos do Sporting decidiram-se pelo guardião do clube, Rui Patrício. Já entre os benfiquistas o nome mais destacado foi o de Cristiano Ronaldo (22,7%).

 

Quem contribuiu mais para a vitória?


Quem contribuiu mais para que Portugal vencesse o Euro 2016? No mesmo estudo da Aximage, o conjunto dos jogadores arrebatou o maior número de respostas a seu favor por parte dos inquiridos (47,6%), mas Fernando Santos e a sua equipa técnica não ficaram longe daquela percentagem, conseguindo recolher a simpatia de 45,3%. Apenas 1,9% considerou a vitória como um resultado para o qual contribuiu a organização da Federação Portuguesa de Futebol.

À mesma pergunta, e levando em linha de conta a simpatia por um dos três "grandes" do futebol nacional, 48,3% dos benfiquistas responderam que quem mais contribuiu para o desfecho vitorioso do Europeu foram os jogadores. Fernando Santos e o seu "staff" mereceram o reconhecimento da maioria dos portistas (47,4%) e dos sportinguistas (47,7%).

FICHA TÉCNICA UNIVERSO: indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel.
AMOSTRA: aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, actividade e voto legislativo) e representativa do universo e foi extraída de um sub-universo obtido de forma idêntica. A amostra teve 606 entrevistas efectivas: 284 a homens e 322 a mulheres; 53 no Interior Norte Centro, 77 no Litoral Norte, 109 na Área Metropolitana do Porto, 119 no Litoral Centro, 170 na Área Metropolitana de Lisboa e 78 no Sul e Ilhas; 110 em aldeias, 157 em vilas e 339 em cidades. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral.
TÉCNICA: Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido nos dias 15 a 17 de Julho de 2016, com uma taxa de resposta de 81,9%.
ERRO PROBABILÍSTICO: Para o total de uma amostra aleatória simples com 606 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma "margem de erro" - a 95% - de 4,00%).
RESPONSABILIDADE DO ESTUDO:Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI