Desporto Sporting paga 10 milhões de euros por Bas Dost

Sporting paga 10 milhões de euros por Bas Dost

O Sporting anunciou esta quarta-feira que a contratação do futebolista holandês Bas Dost custou ao clube 10 milhões de euros, o valor mais elevado despendido pelos "leões" numa transferência e que pode ascender a 12 milhões, mediante obtenção de objectivos.
Sporting paga 10 milhões de euros por Bas Dost
Reuters
Negócios com Lusa 31 de agosto de 2016 às 22:50

"A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD vem informar o mercado que chegou a acordo com o VfL Wolfsburg – Fuβball GmgH para a aquisição dos direitos desportivos e 100% dos direitos económicos do jogador Bas Leon Dost, pelo valor fixo de 10 milhões de euros, acrescido de um valor máximo variável, em função de objectivos, de até dois milhões de euros", diz o comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

 

Tal como já tinha informado no domingo, o Sporting indica ao mercado bolsista que o ponta de lança holandês, de 27 anos, assinou um contrato de quatro épocas, válido até junto de 2020, e fica com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.

 

Ao longo da sua carreira, Bas Dost (na foto) representou FC Emmen, Heracles Almelo e Heerenven, na Holanda, antes de rumar ao Wolfsburgo, em 2012/13. Na melhor das quatro temporadas ao serviço da equipa alemã, em 2014/15, Bas Dost marcou 16 golos em 21 jogos na 'Bundesliga', que contribuíram para o segundo lugar final.

 

Tobias Figueiredo e Carlos Chaby: passes recuperados

 

Num outro comunicado, a SAD leonina informa que o clube de Alvalade recuperou a totalidade dos passes de Tobias Figueiredo e Carlos Chaby, num investimento de dois milhões de euros.

 

"A Sporting SAD procedeu à aquisição ao fundo Quality Football Ireland Limited da totalidades das percentagens de direitos económicos que este fundo detinha com relação aos jogadores Carlos Chaby e Tobias Figueiredo, correspondente a 50% de cada um dos jogadores, tendo para o efeito realizado um investimento global de dois milhões de euros", refere o clube.

 

O clube acrescenta que com esta operação, efectuada no âmbito de um objectivo de gestão estratégico da sociedade em recuperar os direitos económicos relativos aos seus jogadores, passa a deter a totalidade dos direitos económicos dos dois jogadores.

 

Tobias Figueiredo está emprestado ao Nacional, por empréstimo do Sporting, enquanto Carlos Chaby está cedido ao Sporting da Covilhã, da II Liga.

 

Labyad de saída

 

O clube de Alvalade anunciou também à CMVM ter chegado a acordo com o marroquino Zakaria Labyad para a cessação do contrato de trabalho.

 

"A Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD informa que chegou a acordo com o jogador Zakaria Labyad para a cessação do contrato de trabalho com o atleta, com efeitos imediatos. A Sporting SAD deseja a Zakaria Labyad as maiores felicidades pessoais e profissionais", avança o documento.

 

Labyad, de 23 anos, chegou ao Sporting na temporada 2012/2013, proveniente dos holandeses do PSV, tendo assinado um contrato de cinco temporadas, mas o médio nunca se conseguiu afirmar no clube. O médio esteve na última época emprestado aos ingleses do Fulham, tendo também já passado pelo Vitesse, e tinha ainda mais um ano de contrato com os 'leões'.

 

Mallmann emprestado ao Standard de Liège

 

Além disso, o Sporting decidiu emprestar Wallyson Mallmann ao Standard de Liège. A equipa belga anunciou hoje ter chegado a acordo com os "leões" para o empréstimo do futebolista até ao final da temporada. O médio, de 22 anos, alinhou na época passada nos franceses do Nice, por empréstimo do Sporting, tendo disputado 18 jogos.

 

Wallyson Mallmann tem contrato com o Sporting até 2021, com uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.

 

Slimani vendido ao Leicester City

 

Também hoje, o Sporting informou o mercado sobre a confirmação da venda de Islam Slimani ao Leicester City (campeão inglês de futebol). A SAD leonina anunciou a cedência, a título definitivo, do avançado argelino por 30 milhões de euros.

 

Slimani, de 28 anos, chegou ao Sporting no início da época 2013/14, proveniente do argelino CR Belouizdad, por cerca de 300 mil euros, tendo marcado 57 golos nos 112 jogos oficiais disputados com a camisola dos 'leões'.

 

O ponta de lança internacional argelino tinha contrato com o Sporting até Junho de 2020 e uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros. O futebolista afirmou que sempre quis jogar na liga inglesa, referindo que era uma oportunidade que não podia recusar.

 

"Juntar-me a uma equipa como o Leicester é uma grande honra e mal posso esperar para começar. Sempre quis jogar o meu futebol na 'Premier League' e ter a oportunidade de o fazer no actual campeão era algo que eu simplesmente não podia recusar", disse o avançado argelino, citado pelo website do Leicester.

 

Elias contratado

 

Também ainda esta quarta-feira o Sporting anunciou a contratação do futebolista Elias, que regressa ao emblema de Alvalade e que assinou um contrato válido até Junho de 2018, num negócio que deixa os "leões" com 100% do passe do médio brasileiro.

 

Numa nota publicada no seu website, o clube lisboeta revelou que chegou a acordo com o Corinthians, clube em que o internacional 'canarinho' actuava, para a transferência definitiva, acrescentando que Elias ficou com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.

 

Em comunicado à CMVM, o Sporting, que já detinha metade do passe, explicou que pagou 2,5 milhões de euros pelos restantes 50% dos direitos económicos do jogador de 31 anos.

 

Contratado pela primeira vez em 2011, ainda na presidência de Godinho Lopes, Elias protagonizou, na altura, a transferência mais cara de sempre do Sporting, que o foi buscar ao Atlético de Madrid por 8,9 milhões. Em 2014, e já com Bruno de Carvalho na presidência, o médio brasileiro foi vendido a título definitivo ao Corinthians, por quatro milhões.

 

Markovic emprestado pelo Liverpool

O sérvio Lazar Markovic, que representou o Benfica em 2013/14, vai actuar no Sporting até final da temporada por empréstimo do Liverpool, anunciaram hoje os dois clubes.

 

O extremo de 22 anos, formado no Partizan Belgrado, ingressou nos 'reds' em 2014/15, proveniente do clube da Luz e num negócio que alcançou os 25 milhões de euros, mas nunca se impôs no emblema inglês. Na sua primeira temporada em Anfield Road, Markovic fez 34 jogos e marcou três golos e na segunda acabou emprestado ao Fenerbahçe.

 

O Liverpool e o Sporting não revelaram os contornos do negócio, ficando por saber se os "leões" ficam com opção de compra.

 

Markovic vai voltar a trabalhar com o técnico Jorge Jesus, que já tinha encontrado na sua passagem pelo Benfica.

 

 

 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI