Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Standard & Poor’s baixa notação de dívida da República Portuguesa

A agência de notação financeira Standard & Poor’s reviu hoje em baixa a classificação de dívida de longo prazo da República Portuguesa de «AA» para «AA-». Portugal fica com uma qualidade de dívida idêntica à da Itália e, na Zona Euro, apenas superior à da

Negócios negocios@negocios.pt 27 de Junho de 2005 às 18:21
  • Partilhar artigo
  • ...

A agência de notação financeira Standard & Poor’s reviu hoje em baixa a classificação de dívida de longo prazo da República Portuguesa de «AA» para «AA-». Portugal fica com uma qualidade de dívida idêntica à da Itália e, na Zona Euro, apenas superior à da Grécia.

A Standard & Poor’s (S&P) desceu hoje a notação de dívida de longo prazo da República Portuguesa de «AA» para «AA-».

A agência, em Outubro do ano passado, tinha baixado o «outlook» para «negativo», dando a entender que poderia vir a cortar a notação.

Na altura, a S&P alertava para o crescimento da despesa pública e dizia que Portugal devia acelerar as reformas estruturais, em vez de utilizar medidas extraordinárias para conter o défice abaixo dos 3%.

Após a revisão em baixa de hoje, a S&P colocou de novo a classificação da dívida com um «outlook» de «estável».

Após o corte de hoje, a dívida nacional fica com uma notação idêntica à da Itália, que apresenta também uma notação de «AA-». No seio dos 12 países da Zona Euro, apenas a Grécia fica com uma notação de dívida mais fraca, de «A».

Ver comentários
Outras Notícias