Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

State Grid desiste de concorrer à compra de 54% da brasileira Rede Energia

A distribuidora eléctrica estatal chinesa State Grid, que vai adquirir 25% da REN, decidiu não concorrer à compra de uma participação maioritária na Rede Energia, mas "continuará activa no Brasil", disse hoje um jornal de Pequim.

Lusa 17 de Fevereiro de 2012 às 09:09
  • Partilhar artigo
  • ...
"A State Grid examinou o projecto, mas as políticas que regulam a distribuição de energia não são muito favoráveis", disse o Global Times, citando "uma pessoa com directo conhecimento" do processo de venda de 54% do capital da Rede Energia pelo principal accionista e presidente da empresa, Jorge Queiroz. Aquela empresa brasileira distribui electricidade em oito estados do Brasil e em termos de capitalização de mercado vale cerca de 1,1 mil milhões de dólares (837,3 milhões de euros).

Segundo o Global Times, uma fonte da State Grid "confirmou que a empresa não concorrerá" à compra da referida participação na Rede Energia, mas "continuará activa no Brasil", país onde em 2010 comprou sete companhias de distribuição eléctrica "no valor de quase mil milhões de dólares (761,1 milhões de euros)".

A State Grid é uma das maiores empresas chinesas, com mais de um milhão de trabalhadores.

No passado dia 2 de Fevereiro, o governo português anunciou a venda de 25% da REN (Redes Energéticas Nacionais) à State Grid por 287 milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais State Grid privatizações Rede Energia REN Brasil
Outras Notícias