Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Tagus garante dois terços da Brisa e saída da Abertis

Um dos principais propósitos da oferta da José de Mello e da Arcus está conseguido. As duas empresas deixam de ter a Abertis no capital da Brisa e já controlam mais de 66% do capital da concessionária de auto-estradas portuguesa.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 08 de Agosto de 2012 às 10:22
  • Assine já 1€/1 mês
  • 7
  • ...
Os resultados da oferta pública de aquisição sobre a Brisa só serão conhecidos na totalidade na quinta-feira, mas a Tagus, companhia do grupo José de Mello (55%) e do fundo Arcus (45%), já pode reclamar uma vitória com a oferta.

Aquele que terá sido um dos principais propósitos da oferta já foi conseguido, pois a espanhola Abertis anunciou hoje que decidiu alienar na OPA as 90.143.700 acções da Brisa que detêm. A José de Mello e a Arcus conseguem assim afastar da Brisa o terceiro maior accionista, que tinham já uma relação degradada com as companhias que mandam na concessionária de auto-estradas portuguesa.

Em conjunto, a José de Mello e a Arcus controlam 49,5% do capital da Brisa. Somando a esta percentagem os 15,02% que a Abertis vai vender e os 1,9% que a Tagus já comprou em bolsa, a empresa que lançou a OPA à Brisa garantiu já que ficará com, pelo menos, 66,5% da concessionária portuguesa.

Acresce que a Brisa tem 7,9% do capital em acções próprias, pelo que os direitos de voto detidos pela Tagus superam já os 70%.

Resta assim saber o que vão fazer os accionistas detentores de 25,5% do capital da Brisa, sobre a oferta de 2,76 euros por acção

A oferta da Tagus, que não está condicionada à obtenção de nenhum limite, incide sobre 255.523.722 acções da Brisa, ou 42,5% do capital. 17% do capital está já garantido, sendo que para atingir o limite que permite o lançamento de uma OPA potestativa, a Tagus terá que comprar 90% das acções sobre as quais incide a oferta, ou seja, 229.971.349 (38,3% do capital).
As acções da Brisa caem 0,11% para 2,75 euros.

Ver comentários
Saber mais OPA à Brisa Tagus Abertis
Outras Notícias