Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Tal como Salgado, Honório também diz que não sabia que conselho superior era gravado

"Pedir a alguém que faça o favor de ir à nossa casa, discutir um assunto que é do nosso interesse, quando nos dá jeito, e não informar a pessoa de que, por acaso, estamos a gravar a conversa, não consigo qualificar", acusou Honório.

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 29 de Janeiro de 2015 às 18:07
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...

"Não tinha noção de que as conversas estavam a ser gravadas". José Honório esteve presente no conselho superior do Grupo Espírito Santo por algumas vezes, para ajudar na reestruturação do universo Espírito Santo. Mas recusa a ideia de que sabia de que estava a ser gravado. Ficou, aliás, ofendido, quando se apercebeu disso.

 

"Não consigo qualificar", exaltou-se. "Pedir a alguém que faça o favor de ir à nossa casa, discutir um assunto que é do nosso interesse, quando nos dá jeito, e não informar a pessoa de que, por acaso, estamos a gravar a conversa, não consigo qualificar", relatou aos deputados na comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do GES. 

 

José Honório defende que nunca se apercebeu das gravações – aliás, tinha de deixar o telemóvel e o iPad com um segurança à porta, num armário que tinha já outros telemóveis.

Além de Honório, também Ricardo Salgado afirmou, na sua audição, desconhecer que as conversas estavam a ser gravadas. Algo que foi contestado por José Castella, o responsável por gravar as conversas do grupo e que defendeu, perante os deputados, que havia um gravador à sua frente.

 

As reuniões do conselho superior eram secretas, sendo que o órgão se mantinha secreto até que saltou para os jornais o "golpe de Estado" que José Maria Ricciardi quis fazer, em Novembro de 2013, para destituir Ricardo Salgado da presidência do BES – e que falhou. A partir daí as reuniões do grupo começaram a tornar-se públicas ao ponto de as gravações das mesmas começarem a ser reveladas na comissão social.

 

Do conselho superior faziam parte Ricardo Salgado, José Manuel Espírito Santo, Fernando Manuel Espírito Santo, Mário Mosqueira do Amaral (já falecido), António Ricciardi e ainda Ricardo Abecassis, Manuel Fernando, Pedro Mosqueira do Amaral e José Maria Ricciardi. 

Ver comentários
Saber mais José Honório Grupo Espírito Santo Espírito Santo BES Ricardo Salgado José Castella José Maria Ricciardi José Manuel Espírito Santo Fernando Manuel Espírito Santo Mário Mosqueira do Amaral António Ricciardi Ricardo Abecassis Pedro Mosqueira do Amaral
Outras Notícias