Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

TAP comprou brasileira VEM sem autorização das Finanças. Fernando Pinto diz-se de "consciência tranquila"

A aquisição da VEM teve lugar sem a necessária autorização do Governo. Já o presidente da TAP garante que a "operação foi feita de forma correcta", contando com a participação da tutela.

Sofia A. Henriques/Negócios
Negócios 15 de Outubro de 2014 às 09:57
  • Assine já 1€/1 mês
  • 14
  • ...

A aquisição do controlo da empresa brasileira de engenharia e manutenção VEM (hoje denominada por M&E Brasil) teve lugar sem a necessária autorização do Ministério das Finanças, revela o Diário Económico desta quarta-feira, 15 de Outubro.

 

Em causa está uma falha que poderá obrigar a que o negócio – que já custou à TAP cerca de 500 milhões de euros desde 2007 – seja nulo do ponto de vista jurídico.

 

O anterior secretário de Estado do Tesouro e Finanças, Carlos Costa Pina, não deu autorização ao

A operação foi feita de forma correcta. E contou com a participação do Governo.
 
Fernando Pinto
Presidente da TAP

negócio, tendo exigido esclarecimentos à companhia aérea em vários despachos entre 2007 e 2009, explica a publicação.

 

Ao Diário Económico, fonte oficial da TAP assegurou apenas que "todo o processo da VEM foi acompanhado pela tutela directa da TAP [Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, à altura liderado por Mário Lino], merecendo a sua concordância".

 

O negócio da TAP é um dos actualmente investigados pela Procuradoria-Geral da República, num inquérito aberto em 2013.

 

Na edição desta quarta-feira do Público, Fernando Pinto diz estar de "consciência tranquila" sobre as investigações em curso, tendo confirmado o seu depoimento na Polícia Judiciária a esse nível. "A operação foi feita de forma correcta. E contou com a participação" do Governo, garantiu ao diário.

Ver comentários
Saber mais Diário Económico TAP Carlos Costa Pina VEM Mário Lino Fernando Pinto Polícia Judiciária Governo economia negócios e finanças economia (geral) política governo (sistema) executivo (governo) aviação
Mais lidas
Outras Notícias