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TAP e APAVT celebram acordo para comissões das agências de viagem

A APAVT - Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo e a TAP Air Portugal formalizaram, ontem, um acordo com vista a regular as relações entre as agências de viagens e a transportadora nacional durante o biénio 2003-2004.

Ana Torres Pereira atp@negocios.pt 24 de Junho de 2003 às 13:13
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A APAVT - Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo e a TAP Air Portugal formalizaram, ontem, um acordo com vista a regular as relações entre as agências de viagens e a transportadora nacional durante o biénio 2003-2004.

O acordo estipula que a partir de 1 de Julho de 2003, «a TAP viabilizará um sistema que permitirá às agências de viagens cobrarem, através do título de transporte aéreo (bilhete de avião), um ticket service fee (custo de emissão de bilhete)», divulgou a transportadora aérea em comunicado.

No mesmo documento a TAP refere que «esta medida constitui um esforço de simplificação processual na aplicação deste custo, que a maioria das agências já vinha a cobrar, atribuindo-lhe maior transparência».

O valor deste custo, bem como a sua aplicação, continua a ser decidido livremente por cada agência, sendo contudo obrigatória a sua publicitação ao cliente.

A TAP, neste âmbito, irá garantir que a componente fixa da remuneração (comissão) a pagar aos associados da APAVT, pela venda do seu produto é de 6% até 30 de Junho de 2004 e de 5,5% de 1 de Julho de 2004 até final desse mesmo ano, segundo a mesma fonte.

A partir de 1 de Julho de 2003, a transportadora aérea passará a remunerar as agências de viagens via a aplicação da comissão em vigor ao valor da referida taxa. Paralelamente, será posto termo ao litígio que opõe a APAVT e a TAP relativamente a esta matéria.

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