Notícia
Taxa de desemprego sobe para novo máximo histórico de 15% no segundo trimestre
A taxa de desemprego em Portugal subiu para 15%, no segundo trimestre do ano. São mais de 820 mil pessoas que se encontram desempregadas. A região de Lisboa superou o Algarve e já é a que tem a maior taxa de desemprego.
- Assine já 1€/1 mês
- 41
- ...

O desemprego continua a aumentar em Portugal para níveis nunca vistos. E as estimativas são de que continue a subir.
Os últimos dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) apontam para um aumento continuado da taxa para 15,4%, este ano, e para 16,2%, em 2013. Estas estimativas, que foram divulgadas a 26 de Julho são mais pessimistas que as previsões da troika que apontam para que o desemprego ronde os 15,5% e os 15,9%.
O número total de desempregados em Portugal já supera os 820 mil, segundo a mesma fonte.
São 826,9 mil pessoas que se encontram no desemprego, o que corresponde a mais 22,5% do que em igual período do ano passado. Ou seja, no último ano, houve mais 151,9 mil desempregados.
Quando comparado com o primeiro trimestre do ano, o aumento é de 0,9%, ou seja, 7,6 mil pessoas.
Algarve regista queda no desemprego e Lisboa já é a região com maior desemprego
A região do Algarve tem sido uma das mais afectadas pelo desemprego. Tem sido onde a taxa de desemprego é mais elevada. Mas no segundo trimestre do ano foi superada por Lisboa.
A taxa de desemprego no Algarve situou-se nos 17,4%, no segundo trimestre do ano. Menos do que os 20% verificados nos três meses anteriores. Este comportamento deverá ser em parte justificado pelo aproximar da época de férias, que costuma aumentar o número de postos de trabalho na região mais a Sul de Portugal. Ainda assim, quando comparado com igual período do ano passado, a taxa de desemprego nesta região está elevada. No segundo trimestre de 2011 encontrava-se nos 14,7%.
Mas não foi apenas no Algarve que a taxa de desemprego diminuiu em cadeia. No Centro a taxa passou de 11,8%, no primeiro trimestre, para 11,2% nos três meses seguintes. E no Alentejo passou de 15,4% para 15,0%, adianta a mesma fonte.
Todas as restantes regiões sentiram subidas no desemprego, com a Região Autónoma dos Açores a registar o maior aumento em cadeia, para 15,6%, seguido de Lisboa, cuja taxa se fixou nos 17,6%.
A região de Lisboa é assim a que maior desemprego tem, com a taxa a ser a mais elevada entre as regiões analisadas.
(Notícia actualizada às 11h35 com mais informação)