Telecomunicações Telefónica negoceia com Slim e Tim para comprar a brasileira Oi

Telefónica negoceia com Slim e Tim para comprar a brasileira Oi

A brasileira Oi pode vir a ser adquirida pelas rivais no mercado brasileiro.
Telefónica negoceia com Slim e Tim para comprar a brasileira Oi
Reuters
Negócios 07 de outubro de 2019 às 10:08

A Telefónica está a negociar um acordo com os principais concorrentes no mercado brasileiro, a América Móvil e a Telecom Italia (Tim), para que juntos comprem a Oi, a quarta empresa de telecomunicações mais relevante no mercado brasileiro.

 

A informação foi avançada por fontes próximas do processo ao jornal económico Expansión. O plano será comprar os ativos em conjunto e depois reparti-los, numa altura em que a Oi mostra uma situação financeira débil.

 

A Oi perdeu 1,6 mil milhões de reais entre abril e junho (cerca de 360 milhões de euros), ultrapassando a quebra de 1,3 mil milhões relativa ao período homólogo. O EBITDA também caiu, 22%. Desta forma, a dívida cresceu para os 12,6 mil milhões, mais 25% que no ano anterior.

 

A expectativa é a de que a Oi procure vender o negócio do segmento móvel, no qual já não consegue competir, de forma a reduzir a dívida. Tendo em conta a situação vulnerável da empresa, espera-se mesmo que as regras em termos de concorrência possam usar de toda a flexibilidade para permitir uma solução.

 

Um dos possíveis compradores, o grupo italiano Tim, também se encontra com problemas financeiros dada a dívida avultada, a que se somam os conflitos entre acionistas. O fundo ativista Elliott entrou em confronto com os franceses da Vivendi, os primeiros acionistas da empresa.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI