Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Telefónica chegou a acordo com as Finanças e vai pagar 135 milhões de euros

A Telefónica irá pagar às Finanças, 135 milhões de euros pelos relatórios de inspecção levados a cabo pela Agência Tributária, pelos impostos dos anos 2005 e 2007.

Maria Ribeiro 25 de Março de 2013 às 10:17
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...

A Telefónica, principal empresa de telecomunicações em Espanha, anunciou esta segunda-feira, 25 de Março, através do seu relatório de contas, o pagamento de 135 milhões de euros devido a relatórios de inspecção, levados a cabo pela Agência Tributária, sobre os anos de 2005 e 2007. O acordo ainda não está totalmente fechado, uma vez que a Telefónica admitiu não concordar com alguns pontos previstos, de acordo com o "El País".

 

Esta quantia vem no seguimento de um processo judicial, que envolve a Telefónica e o Fisco. O grupo, acusado de fuga aos impostos, sublinha no relatório anual que em 2012, encerrou o litígio no Supremo Tribunal de Justiça, cuja execução ocorreu em Outubro. Tudo isto ligado à inspecção fiscal, por impostos sobre as sociedades para os anos 1998-2000. A taxa definida na altura foi de 110 milhões de euros, e parte do montante deveria ser recuperado mais tarde.

 

Além disso, a 12 de Dezembro de 2012, o Supremo Tribunal obrigou a um aumento do montante pago em relação à inspecção dos anos 2001 e 2004. Admitindo impostos sobre as perdas de capital dedutíveis, obtidos pela Telefónica em relação à transferência de acções da TeleSudeste, Telefónica Moville México e Lycos, descartando as reivindicações da empresa. A 28 de Dezembro a empresa recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça, adianta o mesmo jornal.

 

O relatório anual, apresentado pela empresa, revela que para provar o cumprimento no pagamento dos devidos impostos, a Agência Tributária foi responsável pela verificação das contas da multinacional. No seguimento do processo, a Telefónica terá de pagar 135 milhões de euros às Finanças.

Ver comentários
Outras Notícias