Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Telefónica só terá 6,9% na Telecom Itália

A complexidade da estrutura accionista da Telecom Itália e a pressão com que fecharam as negociações criaram alguma confusão sobre a entrada da Telefónica no seu capital. A primeira vitima foi a própria companhia espanhola, que por erro declarou à CNMV –

Negócios negocios@negocios.pt 07 de Maio de 2007 às 10:58
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A complexidade da estrutura accionista da Telecom Itália e a pressão com que fecharam as negociações criaram alguma confusão sobre a entrada da Telefónica no seu capital. A primeira vitima foi a própria companhia espanhola, que por erro declarou à CNMV – Comissão Nacional do Mercado de Valores, que teria uma participação económica de 10% na Telecom Itália.

Na realidade a participação que a Telefónica vai assumir, na sequência do acordo com os sócios italianos, é apenas de 6,9%, noticia hoje o "El País".

Na base desta conclusão está a análise dos diferentes documentos registados pela Telecom Itália, Banca Intesa, Mediobanca e outras entidades italianas na SEC, a comissão do mercado de valores dos EUA.

A origem da confusão tem a ver com o facto da Telecom Itália ter duas classes distintas de accionistas. Uma de acções ordinárias, que escapam aos direitos políticos, outra de acções privilegiadas, que têm maiores direitos económicos, com mais benefício e dividendos por acções.

Acontece que umas e outras acções têm o mesmo valor nominal (0,55 euros) e, portanto, suportam a mesma participação no capital.

Outras Notícias