Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Televisões captam investimento publicitário de 837,6 milhões no primeiro semestre

As estações de televisão em Portugal captaram um volume de investimento publicitário, a preços de tabela, de 8,37,6 milhões de euros, durante o primeiro semestre deste ano, mais 13,9% que no período homólogo, anunciou a Marktest. A TVI liderou com uma quo

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 21 de Julho de 2004 às 11:22
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

As estações de televisão em Portugal captaram um volume de investimento publicitário, a preços de tabela, de 8,37,6 milhões de euros, durante o primeiro semestre deste ano, mais 13,9% que no período homólogo, anunciou a Marktest. A TVI liderou com uma quota de mercado de 43,1%.

Segundo dados da Mediamonitor, da Marktest, durante o primeiro semestre as televisões nacionais aerial emitiram um total de 384.575 «spots», com uma duração superior a 13,6 milhões de segundos, que gerou um volume de investimento superior a 837,6 milhões de euros, a preços de tabela.

Este valor representa um aumento de 13,9% face ao mesmo período do ano passado, apesar de a duração total dos «spots» publicitários ter diminuído 1,1%.

Do total do investimento publicitário 43,1% foi dirigido à TVI, 36,7% à SIC e 20,1% à RTP, segundo a mesma fonte, que acrescenta que «se analisado o peso de cada canal face ao número de inserções passadas no período, vemos como a TVI e a SIC obtêm valores mais próximos, 36,3% e 34,8%, respectivamente, cabendo à RTP1 21,2% do total e à 2: 7,8%».

Os dados da Mediamonitor revelam que a evolução mensal do investimento regista uma curva ascendente até Maio, mês em que o valor máximo do período é atingido, com mais de 167 milhões de euros. Em Junho o investimento baixo para os 149 milhões de euros, «o que está dentro do perfil registado nos anos anteriores».

Reckitt Benckiser foi o maior anunciante, tendo investido mais de 31 milhões de euros, a preços de tabela. A L"Oreal foi o segundo maior anunciante, com 27 milhões de euros e a Procter & Gamble o terceiro maior anunciante, com 26 milhões de euros.

A Vodafone foi a marca que mais investiu em televisão, num total de 25,9 milhões de euros, seguida da Danone, com 25,2 milhões de euros e da TMN, com 17,5 milhões de euros.

As acções da Media Capital, que controla a TVI, seguiam a descer 2,12% para 4,16 euros, enquanto a Impresa, dona da SIC, perdia 0,51% para os 3,93 euros.

Outras Notícias