A Agência Nacional de Inovação (ANI) já anunciou os quatro vencedores da edição de 2019 do "Born from Knowledge", em que estiveram a concurso um total de 30 projetos em representação de várias instituições de Ensino Superior públicas e privadas.
A Nautilus (categoria "materiais e tecnologias avançadas de produção), a AgroGrin Tech (recursos naturais, ambiente e alterações climáticas), a ProtexAging (saúde e bem-Estar) e a BackBone (turismo, indústrias culturais e criativas) têm entrada direta no "BfK Rise", um programa de aceleração em ciência e tecnologia.
Da responsabilidade da mesma agência e com candidaturas abertas até 15 de novembro, este programa terá três edições regionais – Norte, Centro e Alentejo – e promete um acompanhamento próximo de uma rede de mentores durante três meses. O objetivo é capacitar as start-ups "de forma a poderem acelerar o processo de transferência de conhecimento em produtos ou serviços para o mercado".
Os vencedores do Born From Knowlodge 2019:
- Nautilus
Tenda fácil de montar e de transportar, que incorpora também um tecido que permite a recolha, recuperação e conversão da humidade ambiental em água limpa e segura para ingestão, bem como o seu armazenamento e transporte. A start-up criada por Inês Secca Ruivo e Cátia Bailão Silva prevê produzir e distribuir em 2022 estas tendas, que podem ser uma solução para as populações refugiadas.
- AgroGrin Tech
Através de uma tecnologia "completamente verde e amiga do ambiente", já patenteada, promete transformar o desperdício da indústria alimentar (como cascas de ananás) em novos produtos que podem ser reintroduzidos na agroindústria (como enzimas ou farinhas para a produção da carne). Os investigadores da Escola de Biotecnologia da Católica Porto estão, para já, focados na fruta – têm uma parceria com a Nuvifruits –, mas pode ser aplicado a outros segmentos da indústria alimentar.
- ProtexAging
Um composto natural encontrado por uma equipa da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra pode travar o desenvolvimento da Osteoartrose, a forma mais comum de artrite. O PXA4 ativa o mecanismo celular que trava a evolução dos danos causados pela idade e já houve testes "in vitro" com bons resultados. Estão a desenvolver estudos pré-clínicos de segurança e eficácia e em várias aplicações e o próximo passo serão os testes em modelo animal.
- BackBone
O último projeto premiado nasceu na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril para responder à atual "sobrevalorização das ‘hard skills’ que conduzem a mundo cada vez mais competitivo e sem espaço (e tempo) para o desenvolvimento pessoal". É apresentada como uma plataforma online para capacitar jovens, entre os 15 e os 30 anos, a desenvolver as suas competências sociais por intermédio de "iniciativas coletivas de aprendizagem experiencial", como eventos, "masterclasses", formação de equipas ou mentoria.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Negócios, efectue o seu registo gratuito.
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.