Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Tesla revela sistema de piloto automático mas aconselha a não largar o volante

A Tesla apresentou o seu sistema de piloto automático nos novos Model S da marca. O sistema vai permitir que os automóveis conduzam e estacionem sozinhos, mas a Tesla avisa que o melhor é manter as mãos no volante.

Bloomberg
André Vinagre andrevinagre@negocios.pt 15 de Outubro de 2015 às 11:07
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

Os novos Model S da Tesla Motors vão contar com o sistema de piloto automático que permite que os veículos conduzam e estacionem sem a intervenção do condutor, revelou a Reuters esta quinta-feira, 15 de Outubro.

 

Ainda assim, a marca norte-americana aconselha aos condutores a não tirarem as mãos do volante. O administrador executivo da Tesla Motors, Elon Musk, avisou que esta nova funcionalidade ainda está na versão "beta" e que tirar completamente as mãos do volante não é recomendado.

 

"Estamos a ser especialmente cautelosos nesta altura e, por isso, estamos a avisar os condutores a manterem as mãos no volante, por prevenção", diz Elon Musk, citado pela Reuters. "No futuro não será necessário manter as mãos no volante", assegurou.

 

Este sistema ainda em desenvolvimento para o Model S da Tesla faz com que apareça um aviso no painel de instrumentos caso o condutor tire as mãos do volante que diz "segure o volante". Em condições de condução mais difíceis, um alerta sonoro para que o condutor segure o volante é accionado e, caso estes avisos sejam ignorados, o carro abranda e, eventualmente, pára.

 

O sistema de piloto automático está disponível desde já nos Estados Unidos da América para carros fabricados a partir de Setembro de 2014. Nos mercados europeu e asiático, este sistema só vai estar disponível na próxima semana.

 

A Tesla é pioneira no mercado norte-americano de carros eléctricos de luxo e a sua experiência com software faz com que tenha vantagem em relação a outras marcas no que toca a carros com piloto automático.

 

Elon Musk estima que, dentro de três anos, os carros terão a capacidade de "ir de casa ao trabalho sem que o condutor toque em nada".

Ver comentários
Saber mais Tesla piloto automático Model S
Mais lidas
Outras Notícias