Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Testes de “stress” à banca serão conhecidos em Outubro

A autoridade bancária europeia (EBA) já traçou os cenários que servirão de base aos novos testes de stress. São 124 os bancos da União Europeia que serão avaliados. Os resultados são divulgados em Outubro.

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 29 de Abril de 2014 às 14:57
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Os testes de “stress” à banca estão preparados para avançar. A EBA já determinou os cenários que vão servir de base à avaliação e os resultados que terão de ser obtidos pelos bancos para terem nota positiva.

 

A recolha de informação “vai começar imediatamente, para ser finalizada no final de Maio". "Os primeiros resultados preliminares deverão ser submetidos à EBA em meados de Julho” e, em Setembro, deverá haver uma ronda final para verificar os dados e para finalizar os testes". "A EBA espera publicar os resultados finais dos testes de stress de 2014 em Outubro”, adianta o comunicado emitido pela autoridade.

 

Os testes de stress serão aplicados a 124 bancos de 22 países da União Europeia, o que corresponde a, “pelo menos, 50% do sector bancário de cada Estado-membro”.

 

A EBA revela, em comunicado, que o cenário macroeconómico mais “adverso” cobre o horizonte 2014/2016 e que este exercício tem como objectivo reflectir na banca questões como “variações do crescimento do PIB, da inflação, do desemprego, das taxas de juro e dos preços das acções”. No cenário central, a previsão é que o Produto Interno Bruto (PIB) da União Europeia cresça 1,5% neste ano; no cenário adverso, a EBA assume que será -2,2%.

 

Ver comentários
Saber mais Testes de stress EBA
Outras Notícias