Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Toshiba irá pagar a todos os consumidores

A Toshiba irá devolver o dinheiro das compras de computadores portáteis efectuadas em Espanha no decorrer do Campeonato Mundial de Futebol de 2010, mesmo aos clientes que não tenham efectuado o registo no sitio da empresa.

Ana Catarina Gonçalves 27 de Julho de 2010 às 13:40
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A Toshiba afirmou hoje num comunicado que “teve conhecimento da existência de diferentes interpretações sobre o requisito”, e que assim, todos os consumidores que compraram computadores portáteis durante o período estipulado irão ser reembolsados, mesmo que não tenham efectuado o registo, noticia o “El País”. O comunicado segue em resposta à acusação de publicidade enganosa que a FACUA – Consumidores em Acção dirigiu à empresa.

Durante o Mundial de Futebol a Toshiba lançou uma campanha segundo a qual devolveria aos compradores o valor das suas compras de computadores portáteis caso a Espanha ganhasse o campeonato. O lema era "Compra um novo portátil Toshiba com o novo processador Intel Core i5 de 2010, ou um televisor Toshiba, e se Espanha ganhar a final devolvemos-te todo o teu dinheiro".

Com a vitória do país, e à medida que os consumidores exigiam o seu reembolso, a Toshiba recusou-se a reembolsar todos os consumidores, afirmando que era necessário a realização do registo do cliente no sitio da empresa.

A empresa acabou por ser acusada de publicidade enganosa pela associação de consumidores espanhola que, em declarações ao “El Economista”, acredita que "ao ter omitido um elemento essencial na publicidade, a Toshiba deve fazer frente às devoluções dos custos dos produtos incluídos na promoção a todos os clientes que acreditam tê-los adquirido com as correspondentes facturas ou talões de compra".

A Organização de Consumidores e Usuários de Espanha chegou a planear interpor um processo contra a empresa, caso esta se negasse a devolver o dinheiro, mas a actual decisão da Toshiba põe fim aos desentendimentos.

Ver comentários
Outras Notícias