Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Toyota aumenta previsão de lucros no Japão ajudada pelo iene

A Toyota, a maior fabricante automóvel do mundo, aumentou as suas previsões de lucro após o iene ter depreciado, aumentando o valor dos carros japoneses exportados.

Jorge Garcia jorgegarcia@negocios.pt 05 de Fevereiro de 2013 às 10:39
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Os resultados líquidos para o ano fiscal que acabará em Março vão, provavelmente, atingir os máximos dos últimos 5 anos de 9,3 mil milhões de dólares, cerca de 6,85 mil milhões de euros, excedendo a antiga previsão de 6,18 mil milhões de euros, segunda anunciou a Toyota. As previsões para o lucro operacional da empresa subiram 9,5% e as receitas 2,3%, segundo noticia a Bloomberg.

 

Depois de anos a combater catástrofes naturais, o regresso de autóveis às fábricas e uma moeda que cada vez se valorizava mais, a Toyota está a liderar a recuperação do Japão. Atrás da recuperação do iene, que depreciou 14% desde Novembro, está uma maior competitividade da indústria automóvel japonesa face aos rivais americanos e europeus.

 

“Um iene mais fraco vai permitir aos fabricantes japoneses colocar os seus veículos a preços mais competitivos, e isso vai melhorar as vendas no segmento premium”, afirmou Koichi Sugimoto, analista do BNP Paribas. “Se as coisas correrem bem, os fabricantes japoneses poderão aumentar a sua participação no mercado americano até 40%”.

 

A Toyota ganhou 47% na bolsa de Tóquio desde que o iene começou a cair a meio de Novembro, adicionando cerca de 50 mil milhões de dólares em valor de mercado, apenas nesse período, o que é superior a toda a capitalização de mercado da General Motors.

Ver comentários
Saber mais Toyota iene Japão
Outras Notícias