Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Toyota espera vender 60 mil novos Prius na Europa em 2010

A Toyota vai apresentar no Salão Automóvel de Genebra uma nova versão do seu veículo híbrido Prius, esperando que no próximo ano este novo lançamento possa atingir as 60 mil unidades comercializadas na Europa, revelou esta segunda-feira Thierry Dombreval, vice-presidente executivo da Toyota Motor Europe.

Miguel Prado miguelprado@negocios.pt 03 de Março de 2009 às 08:03
A Toyota vai apresentar no Salão Automóvel de Genebra uma nova versão do seu veículo híbrido Prius, esperando que no próximo ano este novo lançamento possa atingir as 60 mil unidades comercializadas na Europa, revelou esta segunda-feira Thierry Dombreval, vice-presidente executivo da Toyota Motor Europe.


Globalmente a meta da Toyota para o primeiro ano completo do novo Prius é vender 400 mil carros, disse ainda Thierry Dombreval durante uma apresentação à imprensa antecipando a participação da Toyota na 79ª edição do Salão Automóvel de Genebra, que abre ao público na próxima quinta-feira.


Entre as características da versão mais recente do Prius está um consumo combinado de 3,9 litros por cada 100 quilómetros, com uma emissão de 89 gramas de dióxido de carbono por quilómetro. O novo Prius tem um motor de 1,8 litros de quatro cilindros a gasolina e 90% dos componentes deste híbrido foram melhorados, segundo a Toyota.


Esta é a estreia europeia do novo Prius (um modelo que numa década já vendeu mais de 1,7 milhões de unidades globalmente). No salão automóvel na Suíça a Toyota faz também a estreia mundial de uma nova versão do monovolume Verso.


Comentando o lançamento do Verso, o vice-presidente executivo da Toyota admitiu que “é um segmento um pouco frágil”, dado que “as famílias estão mais cautelosas” quanto à compra de veículos. “Entre 50 e 60 mil parece-me razoável”, disse Thierry Dombreval quando questionado sobre a expectativa de vendas para o Verso na Europa.


Em declarações aos jornalistas em Genebra, o CEO (‘chief executive officer’) da Toyota Motor Europe, Tadashi Arashima, reconheceu as dificuldades que a crise económica está a criar no sector automóvel, considerando que a recuperação “provavelmente” não chegará nos próximos 12 meses.


A Toyota conta este ano reforçar para 6% a sua quota de mercado na Europa, face aos 5,3% registados em 2008.


Verso terá apresentação mundial em Lisboa


Se para apresentar o novo Prius em ‘test drives’ com a imprensa a Toyota escolheu a cidade de Estocolmo, para o novo Verso foi Lisboa o local seleccionado, confirmando o interesse das marcas internacionais em Portugal para apresentações dinâmicas dos seus novos modelos.


Assim, a partir do próximo dia 23 e durante duas semanas a Toyota levará a Lisboa perto de 400 jornalistas para conhecerem a nova versão do Verso, um veículo cuja produção será feita na Turquia e cujas vendas na Europa começam em Abril.


Questionado pelo Negócios sobre o porquê da escolha de Lisboa para a apresentação do novo Toyota Verso, Thierry Dombreval disse que “Portugal é um país completamente aberto a uma mudança ambiental, com uma legislação favorável”.



* Jornalista viajou a Genebra, a convite da Toyota
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio