Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Toyota foi o fabricante mais favorecido pelo programa de troca de "sucatas" nos EUA

A Toyota, que é o maior fabricante de carros do mundo, foi a marca que mais vendas fez ao abrigo do programa de troca de carros velhos por novos, subsidiado pelo governo dos Estados Unidos.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 27 de Agosto de 2009 às 09:56
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
A Toyota, que é o maior fabricante de carros do mundo, foi a marca que mais vendas fez ao abrigo do programa de troca de carros velhos por novos, subsidiado pelo governo dos Estados Unidos.

A marca nipónica conta para 19% dos 700 mil automóveis vendidos novos, ao abrigo do programa de desconto feito a quem comprasse um automóvel novo, em troca de um velho.

O programa de troca de carros ajudou a restaurar a procura na indústria automóvel, que foi das indústrias mais penalizadas pela crise, e levou a General Motors, a Ford e o grupo Chrysler a aumentar os planos de produção.

O programa denominado “cash for clunkers” (“dinheiro por sucatas”, traduzido literalmente) oferecia até 4.500 dólares, a quem quisesse trocar o seu carro ou carrinha, por outro mais eficiente, do ponto de vista energético.

A Toyota, que estima um segundo ano consecutivo de perdas, pode vir a rever as estimativas para os seus resultados com base no ganho de vendas ao abrigo deste programa.

“A Toyota não incluiu o impacto dos programas de incentivo nas suas previsões”, disse um gestor de fundos do Chiba-gin Asset Management. “Isso [o programa de trocas] vai, provavelmente, aumentar os resultados deles, este ano”, acrescentou o gestor de fundos.

A venda total de automóveis e carrinhas foi de 997,824, em Julho, de acordo com a Autodata Corp. O autonomia média dos carros entregues, ao abrigo do programa, era de 15,8 milhas por galão de gasolina enquanto a autonomia dos carros comprados pelos que beneficiaram do programa, era de 24,9. Uma melhoria de 58% na eficiência energética, segundo o Departamento dos Transportes.

A Toyota recuou 2% ao negociar em Tóquio, esta manhã. Uma descida que compara com a queda de 1,6% no índice de referência, Topix.

Uma milha = 1,61 quilómetros.

Um galão = 3.78541178 litros.

Ver comentários
Outras Notícias