Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Trabalhadores e TAP chegam a acordo para aumento salarial de 0,9%

A administração da companhia aérea chegou a acordo com os sindicatos para um aumento dos salários depois de seis anos de congelamento e para a actualização do subsídio de refeição.

2 - TAP
Bloomberg / Reuters / Getty Images
Negócios 19 de Agosto de 2016 às 18:34
  • Partilhar artigo
  • 7
  • ...

A TAP chegou a acordo com os sindicatos que representam trabalhadores de terra para um aumento da tabela salarial de 0,9%, com retroactivos a Janeiro, assim como para a actualização do subsídio de alimentação, confirmou fonte oficial da companhia aérea.

A notícia do aumento dos salários dos trabalhadores da TAP, pondo fim a um congelamento de seis anos, foi avançada esta sexta-feira pelo jornal Público, que adianta que os valores serão pagos em Setembro abrangendo 3.400 trabalhadores.

Segundo refere, a decisão foi comunicada esta sexta-feira pela administração da companhia aérea à plataforma de nove sindicatos, mas terá ainda de ser ratificada pelo conselho de administração.

O acordo prevê ainda que a partir de Janeiro de 2017 o subsídio de refeição aumente de 4,68 euros por dia para 6,10 euros.

A TAP também já chegou a acordo com os sindicatos que representam os pilotos e tripulantes, mas os contornos não foram divulgados.

À Rádio Renascença, o presidente Sindicato dos Trabalhadores de Handling, André Teives, realçou esta sexta-feira que "mais do que os valores, das percentagens ou do que representará para cada um dos trabalhadores abrangidos, a questão essencial e de princípio é a reactivação da negociação e da contratação colectiva. É um marco".

A TAP tem a expectativa de fechar o ano de 2016 com resultados positivos, segundo um documento interno da transportadora, com base nos resultados obtidos durante o primeiro semestre do corrente ano.

 

A companhia fechou o semestre com um prejuízo de 28,2 milhões de euros, menos 74,2% do comparativamente aos primeiros seis meses de 2015, durante os quais registou um prejuízo de 109,6 milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais TAP sindicatos salários
Outras Notícias