Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Tráfego de «roaming» da Optimus cresce 270% na primeira semana do Euro 2004

O tráfego de «roaming» da Optimus aumentou 270% na primeira semana do Euro 2004 – de 12 a 21 de Junho – relativamente ao período homólogo anterior, ocupando os ingleses «o primeiro lugar do Top 5 em tempo total de chamadas efectuadas», revelou hoje a oper

Negócios negocios@negocios.pt 24 de Junho de 2004 às 16:24
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O tráfego de «roaming» da Optimus aumentou 270% na primeira semana do Euro 2004 – de 12 a 21 de Junho – relativamente ao período homólogo anterior, ocupando os ingleses «o primeiro lugar do Top 5 em tempo total de chamadas efectuadas», revelou hoje a operadora em comunicado, acrescentando que os mesmos também foram os que mais SMS enviaram, representando 36% deste tráfego e um crescimento superior a 400% face a igual período de 2003.

Segundo a mesma fonte, os adeptos ingleses «representam cerca de 28% das chamadas realizadas por clientes estrangeiros na rede Optimus», seguidos pela França, com 11% e pela Espanha, com 10%. O quarto e o quinto lugares pertencem à Alemanha, com 9% e à Holanda, com 8%.

No entanto, em termos médios de conversação, a operadora móvel explica «que os adeptos ingleses não são os mais faladores, perdendo o confronto para os italianos e os alemães». Em média, cada chamada de um italiano ou de um alemão durou mais de dois minutos, na semana em análise, enquanto os ingleses ocupam «um modesto 10º lugar», uma vez que cada chamada dos mesmos durou «apenas» 100 segundos.

Já os adeptos russos e checos, «apesar de em menor número de visitantes, revelam-se bastante conversadores, acompanhando os vizinhos espanhóis no Top 5 dos que mais tempo despendem em cada chamada», explica o comunicado, acrescentando que «os mais comedidos no tempo que passam ao telefone são os búlgaros e os croatas que não chegam a falar um minuto e meio em cada chamada que realizam».

Os que mais recorrem ao envio de SMS são, segundo a operadora, os croatas, «com mais de três SMS por visitante diário, no que são acompanhados pelos checos e dinamarqueses». Em relação ao número de «roamers» (estrangeiros na rede), a Optimus registou um crescimento de 145% em relação ao mesmo período do ano anterior, tendo o volume de GPRS dos «roamers» aumentado cerca de 320%, quando comparado com o pré-Euro.

A operadora revela ainda que «o crescimento máximo» de tráfego gerado pelos visitantes foi atingido domingo último, uma vez que aumentou 375% face ao mesmo dia de 2003.

Mais lidas
Outras Notícias