Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Transportes públicos têm 9,5 milhões de euros em multas por cobrar

Até Junho, o valor das multas passadas pelos fiscais dos transportes públicos por cobrar superam os 9,5 milhões de euros devido ao sistema de cobrança coerciva ainda não estar em prática, noticia o Público.

Bruno Simão/Negócios
Negócios negocios@negocios.pt 21 de Setembro de 2015 às 09:53
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

A CP, STCP, Metro de Lisboa e Meto do Porto têm mais de 9,5 milhões de euros em multas por cobrar. Este valor diz respeito ao primeiro semestre deste ano, e a 61 mil multas e contra-ordenações passadas pelos fiscais dos transportes públicos aos utentes que viajaram com título de transporte inválido.

Como noticia o Público, na edição de segunda-feira, 21 de Setembro, as multas há mais de dois anos, "tido como destino uma gaveta", isto porque o sistema de cobrança coerciva ainda não está operacional. Como o jornal recorda, no Orçamento de Estado de 2014 o Executivo avançou que a cobrança coerciva nos transportes públicos passaria a ser garantida pela Administração Tributária.

Segundo os dados recolhidos pelo Público, até Junho, a CP levantou 25.380 multas, que correspondem a 4,2 milhões de euros.

Na Carris o número de multas situou-se em 8.466 com um preço médio de 185,38 euros.

Os fiscais Metro de Lisboa passaram 6.602, equivalentes a 925 mil euros.

Não há valores concretos na STCP no Metro do Porto, mas de acordo com o mesmo jornal, mantêm a mesma média dos anos anteriores: 20 mil multas no primeiro semestre que correspondem a 6,7 milhões de euros.

 

Ver comentários
Saber mais CP STCP transportes Administração Tributária Carris Metro de Lisboa Metro do Porto
Outras Notícias