Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Tribunal alemão proíbe Youtube de exibir videos de músicas protegidas

Um tribunal alemão proibiu a plataforma musical Youtube de reproduzir sete vídeos de temas musicais conhecidos, protegidos legalmente pelo organismo alemão que regula os direitos de autor no país.

Andreia Major amajor@negocios.pt 20 de Abril de 2012 às 19:58
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
Com a sua decisão, o Tribunal de Hamburgo considera que o Youtube, que pertence à gigante norte-americana Google, é o único responsável que poderá evitar que os seus utilizadores descarreguem vídeos com direitos de autor.

Durante mais de dois anos, os utilizadores do YouTube Alemanha não podiam ver vários vídeos, devido ao acordo legal negociado entre a Gema, agência alemã que representa mais de 60 mil artistas, e a plataforma musical, de acordo com o “El Mundo”.

A música “Rivers of Babylon”, hit de 1978, era um exemplo de uma música que não se poderia ouvir no YouTube Alemanha.

O acordo entre a plataforma norte-americana e a Gema terminou no final de 2009, e, desde então, as duas empresas continuam sem conseguir alcançar um compromisso sobre o preço que o Google deverá pagar pela exibição de 12 vídeos de música, segundo o “El Mundo”.

Apesar das acusações, o Youtube argumenta que não é responsável pelos conteúdos descarregados pelos seus utilizadores no site e rejeita os preços altos impostos pela Gema.

O tribunal, que considerou que a Gema controla os direitos de autor de sete dos 12 vídeos, decidiu uma multa para o Youtube que poderá ir até 328 mil dólares por música, ou uma pena de seis meses de prisão para os gestores, no caso dos vídeos voltarem a aparecer na plataforma sem a permissão da Gema.

O porta-voz do YouTube Alemanha, Kay Oberbeck, adiantou que o site da plataforma musical pretende retomar as negociações com a Gema, de acordo com o “El Mundo”.
Ver comentários
Saber mais Tribunal alemão Youtube videoclips vídeos Alemanha
Outras Notícias