Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

UE pede explicações sobre as 19 condições impostas na OPA da E.ON sobre a Endesa

A União Europeia (UE) pediu às autoridades espanholas que justifiquem as 19 condições impostas à E.On na operação de compra da Endesa, a maior «utility» de Espanha.

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 03 de Agosto de 2006 às 13:08
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A União Europeia (UE) pediu às autoridades espanholas que justifiquem as 19 condições impostas à E.On na operação de compra da Endesa, a maior «utility» de Espanha.

«Pedimos alguns explicações em relação às condições» impostas pelo governo de Espanha para que os reguladores da UE possam avaliar a «compatibilidade desta decisão com a lei europeia», afirmou o porta-voz da Comissão, Stefaan De Rynck, citado pela Bloomberg.

A Comissão está a apoiar a empresa alemã na oferta pública de aquisição (OPA) lançada sobre a Endesa com o objectivo de ajudar a consolidar o mercado energético europeu e de quebrar as barreiras que os governos regularmente põem para dificultar as fusões com empresas nacionais.

A Endesa está a ser alvo de duas OPA, uma da alemã E.ON e a outra da espanhola Gas Natural, tentando a todo o custo que as operações não vinguem.

Para convencer os accionistas a não aceitarem as OPA em curso, a Endesa aumentou a proposta de dividendos a pagar aos accionistas e apresentou uma boa performance de resultados no último trimestre.

Espanha concedeu poderes ao regulador do mercado de energia nacional para vetar os negócios entre «utilities» depois da E.ON ter apresentado uma OPA à Endesa a 21 de Fevereiro, superando a proposta apresentada pela Gas Natural (que tem o apoio do governo espanhol).

Espanha tem «alguns dias, e não semanas» para responder à carta enviada hoje pela Comissão, referiu o mesmo responsável.

«Espanha terá de provar que os interesses que defende são legítimos e proporcionais» disse à Bloomberg um associado da firma Howrey LLP. «Os governos têm de aprender que não têm poderes ilimitados», referiu.

Outras Notícias