Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

UE pressiona Madrid para permitir aumento das tarifas da Telefónica

A Comissão Europeia avisou pela segunda vez o Governo espanhol para permitir o aumento da assinatura mensal cobrada pela operadora incumbente, a Telefónica, para compensar os custos decorrentes da oferta do serviço a toda a população.

João Mata 24 de Agosto de 2001 às 14:52
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A Comissão Europeia avisou pela segunda vez o Governo espanhol para permitir o aumento da assinatura mensal cobrada pela operadora incumbente, a Telefónica, para compensar os custos decorrentes da oferta do serviço a toda a população do país vizinho.

«As tarifas cobradas pela Telefónica (…) pelo aluguer mensal das suas linhas telefónicas aos seus consumidores finais ainda não estão em linha com os custos inerentes e provavelmente deverão continuar assim até 2003», afirmou a Comissão Europeia em comunicado.

A Comissão Europeia já havia avisado o Governo espanhol no passado mês de Dezembro de que deveria permitir o aumento das assinaturas mensais cobradas pela Telefónica, ameaçando levar o Executivo de Madrid a tribunal caso este não desse seguimento a esta decisão.

A Telefónica é a única operadora espanhola que é obrigada a fornecer um serviço universal, através da cobertura de todas as áreas geográficas de Espanha, mesmo nos casos em que a viabilidade económica dessa medida não se justifique.

De acordo com a empresa, os prejuízos decorrentes desta situação situaram-se entre os 250 milhões de pesetas (1,5 mil milhões de euros ou 301,23 milhões de contos) e os 300 mil milhões de pesetas (1,8 mil milhões de euros ou 361,48 milhões de contos) no ano de 1999.

O organismo executivo da União Europeia (UE) tinha ordenado aos países membros para efectuarem a revisão das tarifas relativas às assinaturas cobradas pelos operadores incumbentes até Janeiro de 2000, o que não se verificou em Espanha.

As acções da Telefónica seguiam a ganhar 1,69% para os 13,22 euros (2.650 escudos).

Mais lidas
Outras Notícias