Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Ulrich: "Era chocante que se andasse a financiar grandes poupanças" nos certificados

Fernando Ulrich considera que as taxas dos certificados de Aforro e do Tesouro são "um contrassenso total".

Miguel Baltazar/Negócios
  • Partilhar artigo
  • 37
  • ...

"Era chocante que se andasse a financiar grandes poupanças, sobretudo numa altura em que se pedem sacrifícios aos portugueses", afirmou Fernando Ulrich sobre as taxas dos certificados ainda em vigor. "Ainda se fosse para pequenas poupanças até 25 mil euros, agora para grandes poupanças. A política de taxas dos certificados era um contrassenso total. Mas como já foi anunciado que vai ser alterada, é passado", acrescentou o presidente executivo do BPI.

 

O Governo anunciou este mês que as taxas dos certificados de Aforro e do Tesouro vão baixar a partir de Fevereiro mas até à data ainda não revelou as novas taxas a aplicar às subscrições a realizar a partir da próxima segunda-feira. 

 

Este corte é explicado pelo facto de o Governo estar a procurar ajustar o custo que tem com estes títulos de dívida ao das operações de financiamento realizadas nos mercados internacionais onde as taxas têm vindo a atingir mínimos históricos, em termos nominais.

 

A descida das taxas praticadas nos certificados deverá, ao mesmo tempo, reduzir o elevado diferencial apresentado entre os produtos do Estado e os comercializados pela banca, nomeadamente os depósitos a prazo.

 

Esta medida já mereceu o aplauso por parte das instituições financeiras, através da Associação Portuguesa de Bancos. "Espera-se que a descida contribua para repor condições de concorrência normais com outros produtos de poupança", notou recentemente a associação liderada por Faria de Oliveira em declarações ao Negócios.

 

Desde que o Governo revelou que a taxa oferecida nos produtos de poupança vai descer, a subscrição disparou. As famílias portuguesas já aplicaram mais de 750 milhões de euros desde o início do ano.    

Ver comentários
Saber mais Fernando Ulrich Governo certificados de Aforro certificados do Tesouro
Outras Notícias