Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Unicre: Actualização de taxas nos pagamentos com cartão foi 1.ª em 5 anos e era "inadiável"

A Unicre respondeu hoje à possibilidade de as gasolineiras suspenderem temporariamente pagamentos com cartões dizendo que a actualização das taxas praticadas, a primeira desde 2006, era "inadiável" e surgiu na sequência de reunião com a Anarec.

Lusa 18 de Abril de 2012 às 15:27
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...
Em comunicado, a instituição que gere e emite cartões de pagamento, afirmou que "a actualização das taxas em cerca de 0,2 cêntimos por litro ocorreu em 01 de Janeiro de 2012, depois de uma reunião havida cerca de dois meses antes entre a Unicre e a Anarec, em que foram analisadas as razões da necessidade de proceder a este ajustamento aos valores que vinham sendo praticados desde há cinco anos".

A Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (Anarec) está "a ponderar propor" aos associados a suspensão temporária de pagamentos com cartões de débito e crédito devido às taxas cobradas pela Unicre.

Em comunicado, a associação disse hoje estar ainda em estudo a possibilidade de apresentar uma queixa junto da Autoridade da Concorrência denunciando "a forma como a Unicre utiliza a sua posição dominante no mercado".

Por seu lado, a Unicre lembrou que a evolução das taxas de desconto no sector das gasolineiras partiu do zero, em "sentido ascendente", de modo a "acabar com a diferença existente" em relação a outros sectores, nos quais o sentido das taxas foi em descendente.

"A actualização insere-se, pois, na lógica de gradual redução das perdas e de aproximação aos outros sectores. Tendo a última alteração das taxas de desconto nas gasolineiras ocorrido em Outubro de 2006, há mais de cinco anos, a alteração veio a tornar-se inadiável perante a conjugação do agravamento dos custos de financiamento e do aumento geral de custos operacionais", acrescentou a Unicre.

Segundo a Anarec, as gasolineiras suas associadas "manifestam continuamente o seu descontentamento com a situação", tendo a associação vindo "a discutir e estudar formas de tornar o sistema mais justo e equilibrado".
Ver comentários
Saber mais Unicre cartões de crédito gasolineiras
Mais lidas
Outras Notícias