Empresas VarigLog e VEM foram adquiridas pela TAP por 25% do valor mínimo das avaliações

VarigLog e VEM foram adquiridas pela TAP por 25% do valor mínimo das avaliações

A TAP pagou pelas participações na VarigLog e na VEM um valor equivalente a 25% do valor mínimo das avaliações feitas às duas empresas por auditores internacionais, revelou o secretário de Estado das Obras Públicas e Comunicações na Comissão das Obras Púb
Maria João Soares 28 de novembro de 2005 às 20:17

A TAP pagou pelas participações na VarigLog e na VEM um valor equivalente a 25% do valor mínimo das avaliações feitas às duas empresas por auditores internacionais, revelou o secretário de Estado das Obras Públicas e Comunicações na Comissão das Obras Públicas.

As avaliações feitas por auditores independentes internacionais às subsidiárias da Varig apontavam para valores entre 116 milhões de dólares e 375 milhões de dólares, no caso da VEM, e entre 117 milhões de dólares e 532 milhões de dólares no caso da VarigLog, disse Paulo Campos na Comissão das Obras Públicas a que compareceu com o ministro Mário Lino a pedido do PCP.

A TAP vai adquirir o controlo da VarigLog e da VEM por 62 milhões de dólares dos quais 21 serão pagos pela TAP e 41 financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES).

A parceira da TAP no negócio de entrada da companhia aérea portuguesa na brasileira Varig é empresa Geocapital, constituída em Macau pelos empresários Stanley Ho e Ferro Ribeiro.

A TAP passará a controlar 95% das acções da VarigLog (transporte de cargas) e 90% das acções da Varig Engenharia e Manutenção (VEM).

Na Comissão das Obras Públicas, a que compareceu a pedido do PCP, Mário Lino afirmou que o negócio de aquisição das duas subsidiárias da Varig ainda não está terminado uma vez que foi agora aberto o «leilão» para que outras empresas possam fazer ofertas.

«Se aparecer outro comprador a TAP terá que estudar se cobre ou não a oferta, se o valor nos parecer absurdo o negócio não se concretiza», disse o ministro das Obras Públicas Transportes e Comunicações.

Os potenciais interessados têm que fazer uma proposta superior em pelo menos 20% à da TAP até ao próximo dia 19 de Dezembro.




Marketing Automation certified by E-GOI