Notícia
Vendas de material ótico aumentam em 2021, mas sem atingir graduação pré-pandemia
Estimativas da Informa D&B apontam para um crescimento da faturação do setor ótico em Portugal de 7,5% em 2021, um desempenho que ainda assim ficou abaixo dos níveis de 2019.
As vendas de material ótico em Portugal cresceram 7,5% no ano passado, atingindo 172 milhões de euros, apontam estimativas da Informa D&B.
Em comunicado, enviado esta segunda-feira às redações, a empresa salienta, porém, que apesar da evolução positiva, o setor ainda não recuperou da quebra de 16,7% sofrida entre 2019 e 2020.
Um montante que constitui o grosso do valor do mercado ibérico que ascendeu assim a 857 milhões de euros, na sequência de uma subida de 7,8%.
Em 2020, existiam 85 empresas a operar no mercado ibérico de ótica, das quais 55 estavam localizadas em Espanha e 30 em Portugal, sendo "muito relevante" a presença de capital estrangeiro.
De acordo com a Informa D&B, tanto em Portugal como em Espanha, o setor apresenta, além disso, uma "elevada concentração empresarial", dado que, no conjunto do mercado ibérico, os cinco grupos de maior dimensão representaram 58% das receitas totais nesse ano, com os dez principais a corresponderem a 74%.