Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Vendas de automóveis com queda ligeira em Julho apesar de aumento do IVA

As vendas de automóveis ligeiros desceram 1,2% em Julho, uma queda ligeira face ao agravamento do IVA e do ISP ocorrido no mês passado. Com o aumento de impostos, a ACAP reviu em baixa as previsões de vendas para este ano.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 02 de Agosto de 2005 às 19:00

As vendas de automóveis ligeiros desceram 1,2% em Julho, uma queda ligeira face ao agravamento do IVA e do ISP ocorrido no mês passado. Com o aumento de impostos, a ACAP reviu em baixa as previsões de vendas para este ano.

Segundo a Associação do Comércio Automóvel de Portugal, em Julho foram vendidos 24.207 veículos automóveis ligeiros, menos 1,2% do que no mesmo mês do ano passado. Em Junho, último mês em que os automóveis foram vendidos com o IVA a 19%, as vendas dispararam 29,7% para 33.496 unidades.

As vendas de ligeiros de passageiros em Julho aumentaram mesmo 1,1%, para 18.934 unidades, enquanto as vendas de comerciais ligeiros baixaram 8,9% para 5.273.

Em termos acumulados nos primeiros sete meses deste ano, as vendas de automóveis subiram 5,3% face ao mesmo período do ano passado. As vendas de ligeiros de passageiros estão a subir 7,5% e as de comerciais ligeiros a descer 0,9%.

Face à «situação de agravamento de impostos (IVA e ISP), a ACAP reviu a previsão de mercado para o corrente ano». A associação aguarda agora um crescimento de 1,2% nas vendas de veículos ligeiros para este ano.

Opel aproxima-se da Renault no primeiro lugar

As vendas da Opel aumentaram 47,5% para 3.487 unidades, a que corresponde uma quota de mercado de 14,4%. A marca aproxima-se assim do primeiro lugar, ainda ocupado pela Renault, apesar da marca francesa ter baixado as vendas de Julho em 11,1%.

Em termos acumulados, a Renault baixou as vendas em 0,5% e reduziu a quota de mercado para 14,82%, enquanto a Opel aumentou 24,8% e tem agora uma quota de mercado de 12,43%.

No «top ten» das marcas mais vendidas, para além da Opel, apenas a Ford e a Citroen conseguiram aumentar as vendas em Julho. Depois, destacam-se a BMW e a Audi, com aumentos de 20,4% e 17%, respectivamente.

Nas outras marcas comercializadas pela SIVA, da SAG, as vendas da Volkswagen desceram 17,2% e as da Skoda subiram 38,3%.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio