Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Vendas de automóveis ligeiros baixam 0,3% em Abril

As vendas de automóveis ligeiros em Portugal registaram no mês de Abril um decréscimo de 0,3% face ao período homólogo, segundo os dados divulgados hoje pela Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP). Entre as marcas de luxo destacou-se a Lexus,

Paulo Moutinho 03 de Maio de 2006 às 17:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

As vendas de automóveis ligeiros em Portugal registaram no mês de Abril um decréscimo de 0,3% face ao período homólogo, segundo os dados divulgados hoje pela Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP). Entre as marcas de luxo destacou-se a Lexus, que viu as vendas aumentarem mais de 1000%.

No mês em análise, continuou a verificar-se uma variação próxima de zero nas vendas de veículos ligeiros, «na linha do observado em meses anteriores», afirma a associação em comunicado.

Em Abril verificou-se um decréscimo de 0,3% nas vendas face ao mesmo mês de 2005, tendo sido vendidos um total de 22.180 veículos ligeiros.

As venda de comercias ligeiros recuaram em 9,5% em termos homólogos e o número de automóveis ligeiros de passageiros registou um acréscimo de 2,8% face ao mesmo mês do ano passado, para os 17.184 veículos.

A Renault continua a liderar a tabela dos mais vendidos, com 3.614 unidades comercializadas, mais 4,3% que no mês homólogo, e que eleva para 13.860 veículos o número de viaturas ligeiras da marca francesa vendidas em Portugal.

A Opel ocupa a segunda posição no «ranking» com 2.658 veículos ligeiros comercializados, um número que representa um aumento de 14% das vendas da marca face ao mesmo mês do ano anterior, isto apesar de em termos acumulados registar uma quebra de 6,9% no número de unidades vendidas.

Vendas das marcas de «luxo» caem

Entre as restantes marcas presentes no mercado nacional, destaque para a Lexus, marca de «luxo» da Toyota, que aumentou em 1033,3% as vendas face a Abril de 2005, tendo registado no mês em análise um total de 34 unidades vendidas. No mês de Abril a marca lançou um novo modelo, o que terá impulsionado as vendas.

No mês de Abril foram vendidos 55 automóveis das marcas mais caras, sendo que a Porsche foi responsável pela comercialização de 21 unidades em Portugal e a Jaguar vendeu 29 novos automóveis ligeiros, ambas em queda face ao período homólogo.

A Aston Martin vendeu menos um automóvel que em igual período de 2005, tendo comercializado dois veículos. Destaque ainda para as marcas Ferrari, Maserati e Bentley que venderam um automóvel cada.

Pesados disparam

Em termos de veículos ligeiros, a variação acumulada nos primeiros quatro meses do ano foi de menos 1,7%, com um total de 90.988 unidades comercializadas.

No geral, as vendas de automóveis em território nacional cresceram 3,3% em Abril, face ao mesmo mês do ano passado, para os 23.370 veículos, sendo que este valor foi fortemente impulsionado pelo aumento de 213,2% das vendas de veículos pesados.

Segundo a ACAP, para este desempenho das vendas de veículos pesados foi «determinante a entrada em vigor de legislação europeia que obriga que os veículos matriculados a partir de Maio venham equipados com tacógrafo digital».

 

 

Outras Notícias