Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Vista Alegre lucra nove mil euros no primeiro resultado positivo em nove anos

A Vista Alegre Atlantis viu o seu EBITDA mais do que triplicar em 2011 face ao ano anterior, com a redução dos custos operacionais e o crescimento das vendas a permitir os primeiros resultados positivos dos últimos nove anos.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 15 de Fevereiro de 2012 às 19:33
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...
A marca histórica de loiças, porcelanas e cristais, detida pela Visabeira através da Cerutil, apresentou os resultado relativos a 2011.

A Vista Alegre Atlantis apurou um resultado líquido de nove mil euros, que compara com um prejuízo de 3,75 milhões de euros no ano anterior e que constitui o primeiro ano de lucros dos últimos nove, segundo comunicou em documento publicado junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A melhoria dos resultados reflecte um crescimento de 6,2% as receitas para 53,9 milhões de euros, que reflecte o crescimento de 25% das exportações da marca. A área de negócio internacional já representa 57% das vendas da Vista Alegre Atlantis (VAA), enquanto no ano anterior tinha representado 49% das vendas.

“Espanha continua a ser o primeiro mercado de exportação da VAA, representando 28% das vendas para o exterior, embora aí se tenha registado um decréscimo de 4,8% no volume de negócios” devido ao contexto “desfavorável” da economia espanhola.

Em França, a marca conseguiu mais do que duplicar as vendas, enquanto na Alemanha as vendas progrediram 33% e nos Estados Unidos da América progrediram 49%.

O EBITDA saldou-se em 981 milhões de euros no ano passado, o que representa um crescimento de 266% face aos 216 milhões de euros de EBITDA no ano anterior, revela o comunicado enviado à CMVM.

Apesar do forte crescimento, a margem do EBITDA da marca situou-se nos 2%.

Para este ano, a Vista Alegre Atlantis avança que se vai focar na “em novos canais nos mercados actuais e reforço das acções de marketing”.

“Prevê-se que a entrada em funcionamento da VAA Brasil traga um forte incremento do volume de negócios já em 2012” e o “mercado inglês deverá manter um crescimento relevante em 2012”. No Reino Unido prevê abrir três lojas dentro de uma “cadeia de lojas inglesa e a comercialização de produtos em cutelaria , forno e porcelana, com a marca Master Chef”, de que obteve a licença.
Ver comentários
Saber mais loiça porcelana cristal resultado Vista Alegre
Outras Notícias