Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Volkswagen afunda quase 20% e eleva perdas para 24,5 mil milhões de euros em dois dias (act)

As acções da Volkswagen voltaram a afundar quase 20%, chegando a deslizar mais de 23%, depois de ter admitido que 11 milhões de veículos em todo o mundo estão afectados pelo problema relacionado com emissão de poluentes.

Bloomberg
Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 22 de Setembro de 2015 às 17:41
  • Assine já 1€/1 mês
  • 8
  • ...

As acções da Volkswagen terminaram a sessão desta terça-feira, 22 de Setembro, a afundar 19,82% para 106,00 euros, num dia em que chegaram a perder um máximo de 23,34% para 101,35 euros, o que corresponde ao valor mais baixo desde Outubro de 2011.

 

A cotação de fecho confere à Volkswagen uma capitalização bolsista de 52,4 mil milhões de euros, o que significa que, em dois dias, a fabricante de automóveis perdeu 24,5 mil milhões de euros de valor.

 

A queda abrupta das acções da fabricante alemã surge depois de, durante o fim-de-semana, ter admitido ter instalado um "dispositivo manipulador" de emissões em meio milhão dos seus veículos a diesel (a gasóleo) produzidos desde 2009. O caso foi descoberto nos EUA, mas esta questão pode ter-se espalhado por mais países.

A Volkswagen já anunciou que vai chamar às oficinas americanas quase meio milhão de veículos nos EUA produzidos entre 2009 e 2015. As contas da EPA (Agência de Protecção Ambiental) – que ordenou o "recall" no mercado americano – apontam para uma coima de 37.500 dólares para cada veículo. A fabricante arrisca-se assim a pagar 18 mil milhões de dólares (cerca de 16 mil milhões de euros) no total. Ou seja, a queda das acções em dois dias já mais do que desconta esta questão.

 

Sendo que a queda acentuou-se depois de a Volkswagen ter emitido um comunicado onde admite que o número de veículos afectados com este problema pode ascender a 11 milhões.

 

A Volkswagen arrisca ainda a enfrentar um processo criminal nos EUA devido às infracções cometidas nos testes de poluição, de acordo com dois oficiais familiarizados com o processo, citados pela Bloomberg. 

(Notícia actualizada às 17h39 com valores referentes ao fecho da sessão)

Ver comentários
Saber mais Volkswagen automóvel bolsa poluição
Mais lidas
Outras Notícias