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Volkswagen comemora produção do Golf 30.000.000

Uma comemoração de dimensões históricas: a unidade 30.000.0000 do Golf saiu da linha de montagem na fábrica da Volkswagen em Wolfsburg. Um novo recorde de produção para o carro europeu mais bem-sucedido de sempre.

Adriano Oliveira aoliveira@netcabo.pt 17 de Junho de 2013 às 16:05
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A produção do primeiro Golf começou no início de 1974. Desde então, e estatisticamente falando, uma média superior a 2.000 pessoas compraram um novo Golf todos os dias, ao longo dos últimos 39 anos.

 

A unidade 30.000.000 é um Golf TDI BlueMotion, modelo recentemente lançado no mercado que apresenta um consumo médio de combustível de apenas 3,2 l/100 km, tornando-se no Golf mais eficiente jamais construído neste domínio.

 

Sete gerações do Golf que escreveram história


Golf I (1974-1983): "Tudo começou em 1974 com uma revolução", é como Klaus Bischoff, Director de Design da Marca Volkswagen descreve o acontecimento. "O passo do Beetle para o Golf foi revolucionário. Um novo layout do veículo foi criado com a transformação de um veículo com um motor traseiro refrigerado a ar para um motor em posição dianteira refrigerado a água e tracção dianteira. Em termos de estilo, os “designers” da Volkswagen alteraram as formas arredondas para uma carroçaria com um traço rectangular, com base no estudo de design do lendário estilista Giorgio Giugiaro”.

 

Golf II (1983-1991): Este foi o Golf em que foram introduzidas as revolucionárias tecnologias da Volkswagen, como o conversor catalítico controlado (1984), o ABS (1986) e a tracção às quatro rodas (1986). Nesta geração, a gama também rumou para se tornar num ícone definitivo


Golf III (1991 a 1997): Em 1991, a Volkswagen iniciou uma nova era no domínio da segurança com a apresentação da terceira geração. Por um lado, o Golf III foi o primeiro modelo da série a oferecer airbags frontais, em 1992 e, por outro lado, aconteceu um grande progresso na área de fabricação da carroçaria, levando a melhorias significativas nas propriedades de uma eventual colisão. A primeira variante, de série, equipada com um motor TDI também introduzida nesta geração do Golf (1993).

 

Golf IV (1997 a 2003): Sob a direcção do ex-director de Design do Volkswagen Group, Hartmut Warkuss, foi desenvolvido um caderno de encargos específico que abriria o caminho para o futuro da Volkswagen. Hoje, os especialistas olham para o Golf IV como um ícone pioneiro do design para um modelo de grande produção. Mas este Golf também foi um inovador em termos de engenharia, incluindo tecnologias vanguardistas como o controlo electrónico de estabilidade ESC ou a transmissão com dupla embraiagem (2002).

 

Golf V (2003 a 2008): Foi o Golf que evidenciou um conforto, uma dinâmica e, acima de tudo, uma qualidade que superou muitos concorrentes de categorias superiores de mercado. Um valor que ilustra de forma inequívoca tais predicados é encontrado na estabilidade da carroçaria soldada a laser, que permitiu um ganho de 35 por cento em termos de rigidez torsional quando o Golf V fez sua estreia em 2003. O primeiro Golf BlueMotion (4,5 l/100 km de consumo de combustível) - baseado no Golf V - foi lançado em 2007.

 

Golf VI (2008 a 2012): A carroçaria, mais uma vez com os vários componentes soldados a laser, era tão segura que conquistou a pontuação máxima de cinco estrelas no teste de colisão da entidade independente EuroNCAP. O triunfo dos motores TSI (motores a gasolina de elevada tecnologia) e a transformação dos blocos turbodiesel (TDI) equipados com o sistema common-rail levaram o Golf a um desempenho ainda mais dinâmico e a uma melhoria significativa na economia de combustível. O precursor foi a segunda geração do Golf BlueMotion, que oferecia um valor de consumo combinado de combustível de apenas 3,8 l/100 km.

 

Golf VII (desde 2012): O peso foi reduzido até 100 kg na sétima geração do Golf, invertendo a muito discutida espiral ascendente de peso. O consumo de combustível foi reduzido até cerca de 23 por cento em comparação com o modelo anterior, dependendo de cada motorização. Na primeira linha está o Golf TDI BlueMotion com um consumo combinado de apenas 3,2 l/100 km, modelo que simultaneamente celebra a produção unidade 30.000.000. 

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