Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Volkswagen e Honda são os grandes vencedores na venda de carros na Europa

O mercado automóvel continua em forte crescimento. Junho foi o 34.º mês de aumento de vendas na Europa, com o grupo Volkswagen a liderar em número de carros e a Honda em crescimento. A Alemanha continua a ser o país onde se vendem mais viaturas, enquanto Chipre foi o país onde mais cresceu a venda de carros.

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 15 de Julho de 2016 às 12:06
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Nos primeiros seis meses do ano foram vendidas 7,8 milhões de viaturas automóveis na União Europeia, o que corresponde a um aumento de 9,4% face ao mesmo período do ano passado, de acordo com a Associação Europeia de Fabricantes Automóveis, que divulgou esta sexta-feira, 15 de Julho, os dados de vendas de automóveis.

 

Isolando Junho, foram compradas quase 1,5 milhões de viaturas, mais 6,9% do que há um ano. Este é mesmo o 34.º mês consecutivo de aumento de vendas de carros na Europa, adianta a mesma fonte. A associação adianta mesmo que "em termos de volume, estes resultados estão próximos de 2007, mesmo antes da indústria automóvel ter sido afectada pela crise económica."

 

Por países, a Alemanha continua a liderar o número de viaturas transaccionadas, com um total de 1,7 milhões ao longo dos primeiros seis meses, o que corresponde a mais de 20% das vendas realizadas na Europa durante o período em análise.

 

Já em termos de crescimento, é Chipre quem lidera, ao verificar um aumento de 40% para um total de 4.842 viaturas.

 

Já Portugal, que se destacou durante alguns meses entre os países que maiores crescimentos registaram, verificou um aumento de 17,9% de vendas para 100.661 automóveis, o que coloca o país em décimo lugar, em termos de variação, entre os 28 estados-membros da União Europeia.

 

Do lado oposto só os Países Baixos registaram uma diminuição de vendas, com uma redução de 3,6% para 201.294 viaturas.

 

Grupo Volkswagen perde quota mas continua a liderar o pelotão

Entre todos os grupos automóveis apenas dois registaram quebras nas vendas durante o primeiro semestre do ano: Nissan e Mitsubishi. Todos os restantes viram as vendas de viaturas aumentarem, ainda que algumas marcas destes grupos tenham sentido quebras, como o caso da Seat, que pertence à Volkswagen, ou da Chevrolet, que faz parte do grupo Opel.

 

O grupo Volkswagen continua a liderar as vendas de carros na Europa, sendo responsável por 23,7% de todo o mercado no acumulado do semestre. Apesar de liderar, esta quota de mercado é inferior à verificada no ano passado (24,8%), uma evolução que não é ditada pela quebra de vendas, mas sim por um crescimento superior por parte de outros grupos. O que significa que o escândalo das emissões de poluentes não terá afectado muito as vendas deste grupo.

 

No primeiro semestre do ano foram vários fabricantes que viram crescer o seu peso no mercado. O que mais cresceu foi a FCA (4 décimas para 6,9%), com a Fiat e a Jeep a contribuírem para esta evolução.

 

Os grupos Renault, BMW, Daimler, Kia, Mazda e Jaguar registaram todos aumentos de quotas de mercado no período em análise.

 

Esta semana tinham sido já divulgados comunicados por parte de várias fabricantes sobre a evolução de vendas na Europa. Pela primeira vez desde 2005, a Mercedes superou o número de vendas da BMW, tendo ultrapassado o milhão de vendas nos primeiros seis meses deste ano. Já o Grupo PSA suplantou o milhão de vendas somente na Europa.

Ver comentários
Saber mais Volkswagen automóvel Honda Associação Europeia de Fabricantes Automóveis Alemanha Nissan Seat Chevrolet grupo Opel grupo Volkswagen Fiat Renault BMW Kia Mazda Mercedes Grupo PSA
Outras Notícias