Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Volte-face na Unilever: empresa vai concentrar sede no Reino Unido

A Unilever desistiu definitivamente do plano de concentrar a sede na Holanda e vai antes fazê-lo no Reino Unido através da fusão entre a Unilever Plc e a Unilever NV.

Bloomberg
Rita Faria afaria@negocios.pt 11 de Junho de 2020 às 11:18
  • Assine já 1€/1 mês
  • 10
  • ...

A Unilever vai eliminar a sua estrutura dual e concentrar a sua sede no Reino Unido, revertendo assim o anterior plano de concentração na Holanda.

A dona das marcas Dove e Ben & Jerry defende que a medida aumentará a flexibilidade para aquisições e desinvestimentos, uma estratégia cada vez mais importante no contexto da pandemia.

A consolidação, que será implementada através de uma fusão entre a Unilever Plc e a Unilever NV, os braços holandês e britânico da empresa, acontecerá assim mais de dois anos depois do recuo no plano de concentrar a sede social em Roterdão, devido à forte oposição dos acionistas britânicos.

De acordo com a Bloomberg, o plano da Unilever está a motivar a especulação de que a empresa está a planear separar as divisões de produtos alimentares e produtos para a casa numa empresa independente. A Unilever adiantou que prometeu ao governo holandês que, se o fizesse, esse negócio seria sediado e listado naquele país.

"Com a flexibilidade oferecida pela unificação, o governo holandês também pediu garantias de que, se a Unilever optar por listar a divisão de alimentos e bebidas como uma empresa independente, ela será incorporada e listada na Holanda", afirmou a Unilever em comunicado. "A Holanda é um local atrativo para as empresas e, desde que continue assim, a Unilever está confortável em assumir esses compromissos".

Por agora, a empresa pretende continuar cotada em Amesterdão, Londres e Nova Iorque. O plano anterior falhou em parte porque teria resultado na expulsão da empresa do índice de ações de referência do Reino Unido, criando problemas para os investidores institucionais.

Segundo a Unilever, a racionalização organizacional não afetará os níveis de pessoal nem a atividade em nenhum dos países, sendo que a sede da divisão de alimentos e bebidas, que representa cerca de 40% das vendas da empresa, continuará sediada em Roterdão.

Ver comentários
Saber mais Unilever
Mais lidas
Outras Notícias